Homem com duas crianças. As crianças estão fazendo anotações em cadernos.

Públicos escolares

Desde sua abertura ao público, ainda no século 19, o Museu do Ipiranga estabeleceu uma relação muito próxima com a educação formal. Muitos visitantes, ao se lembrarem do Museu, o associam justamente a uma visita realizada com a escola, seja na infância ou na adolescência.

Este programa busca estruturar propostas educativas pensadas especialmente para este público: professores e alunos de diversas faixas etárias e etapas de escolarização (Ed. Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior).

Para a formação de professores, são oferecidos cursos de formação regulares relacionados às temáticas das exposições do Museu, assim como materiais de apoio às ações educativas desenvolvidas em sala de aula. O objetivo é ampliar canais de diálogo entre o Museu e profissionais de educação de escolas públicas ou privadas, contribuindo para o desenvolvimento de diferentes propostas pedagógicas e fomentando a apropriação das discussões propostas pela instituição a partir de obras de seu acervo. Além disso, busca aproximar e sensibilizar profissionais da educação formal sobre os potenciais educativos do trabalho junto a museus. Os materiais educativos desenvolvidos podem ser acessados abaixo, na área Downloads, e também são distribuídos durante os encontros de formação presenciais.

Para as atividades com estudantes, são oferecidas ações educativas que exploram os espaços expositivos do Museu por meio de recortes temáticos considerando como referência a Base Nacional Curricular Comum. Durante as visitas educativas, educadores do Museu buscam estabelecer diálogos com os grupos trabalhando com propostas que articulam diferentes exposições. Para cada faixa etária há uma proposta educativa distinta e durante a visitação são construídos caminhos de leitura das obras do acervo, em diálogo com os olhares trazidos pelos visitantes.

Para mais informações, entre em contato com a equipe de educação no e-mail serveduc@usp.br.

Conheça a Programação do Museu

Downloads

Por onde começar

Para Entender o Museu

Uma História do Brasil

Passados Imaginados

Territórios em Disputa

Mundos do Trabalho

Casas e Coisas

A Cidade Vista de Cima

Ciclo Curatorial