Sala com diversas telas de metal presas em trilhos deslizantes. Uma das estruturas está projetada para fora, com três telas.

Nossas coleções

Tela de Adrien van Emelen, 1940 Um homem com chapéu e um terno marrom. O homem aparenta ser idoso e tem uma expressão séria.

Coleções de documentos iconográficos

O acervo de pinturas e desenhos compõe-se de obras a óleo, aquarela, guache, mural, pastel, carvão e grafite nos gêneros retrato, paisagem, natureza morta, pintura histórica e de cunho religioso. São obras de pintores como Benedito Calixto, Oscar Pereira da Silva, Antonio Ferrigno, Antonio Parreiras, Pedro Américo, Almeida Jr. Os temas abrangem vistas da cidade de São Paulo, das vilas do Vale do Paraíba, do Oeste e litoral sul paulistas, cenas do cotidiano, tipos humanos, fazendas paulistas do século 19, cenas do rio Tietê e de mineração. No acervo de gravuras, predominam as litogravuras, mas contamos também com xilogravuras e água-fortes especialmente retratos, sobretudo de personalidades políticas brasileiras.

As coleções fotográficas abrangem técnicas e formatos do século 19 e meados do século 20: daguerreótipos, ferrótipos, albuminas, negativos de vidro e acetato, estereoscopias além de fotogravuras, fototipias e fotografias em carvão. O gênero predominante é o retrato, principalmente nos formatos cartão de visita e gabinete, populares no século 19. O acervo conta, ainda, com expressiva coleção de cartões postais referentes a cidades brasileiras, especialmente do Estado de São Paulo. Entre os fotógrafos, destacam-se Militão Augusto de Azevedo, Guilherme Gaensly, Werner Haberkorn, Theodor Preising, Valério Vieira.

O acervo cartográfico reúne plantas e mapas relativos a cidade e ao estado de São Paulo, importante fonte para o estudo da evolução urbana. Do material impresso, destacam-se os papéis efêmeros circulados no cotidiano, tais como cartazes, folhetos ilustrados, manuais de produtos industrializados, manuais de ornamentação, álbuns de figurinhas, embalagens e rótulos.

Carta Foral da Capitania de São Vicente, 1534 Carta escrita em 1534. Está repleta de um texto escrito em letras cursivas, com letras projetadas para fora das linhas.

Coleções de documentos textuais

O Museu possui mais de uma centena de coleções e fundos de arquivo públicos e privados, entre eles, o Arquivo Permanente do Museu, no qual estão inventariados os documentos gerados pela própria instituição entre os anos 1893 e 1963, quando o Museu foi incorporado à Universidade de São Paulo. Diferentes aspectos da vida política, institucional e doméstica de segmentos da sociedade brasileira, especialmente paulistana, podem ser cobertos. São ofícios e correspondências de políticos ligados ao Movimento de Independência do país; cartas e documentos sobre a vida doméstica e pessoal (convites, menus, certidões, declarações, diplomas, contratos, notas, guias, procurações, requerimentos etc.), oriundos de coleções privadas; documentos relativos à construção do edifício que abriga o Museu; boletins, ofícios, telegramas e diário de campo referentes à Revolução Constitucionalista de 1932. Este acervo conta também com uma hemeroteca com mais de trezentos títulos dos séculos XIX e XX.

Coleções de documentos tridimensionais

As coleções de objetos reúne uma enorme variedade de tipologias de objetos produzidos entre os séculos 16 e 20. As coleções de numismática, medalhística e filatelia são as mais mais numerosas. As coleções relacionadas ao espaço doméstico contemplam serviços de jantar, chá e café em porcelana, brinquedos, mobiliário, indumentária civil e militar, objetos de decoração, objetos de uso pessoal e equipamentos e instrumentos elétricos e manuais relacionados ao processamento de alimentos. As coleções relacionadas com o universo do trabalho e os espaços públicos reúnem meios de transporte como carruagens, cadeirinhas de arruar, veículos de bombeiros e serviço sanitário, ferramentas e equipamentos de ofícios urbanos tais como tipografia, alfaiataria, pintura decorativa, marcenaria, sapataria.

Cama que pertenceu à Marquesa de Santos Uma cama de madeira, com dois lados com grandes tábuas quadradas. Nos outros, duas madeiras baixas em formato côncavo.