Uma estante repleta de livros e, à frente, uma grande mesa escura de madeira rodeada por cadeiras.

Biblioteca

A Biblioteca do Museu Paulista foi instalada no dia 07 de setembro de 1895, juntamente com a inauguração do próprio Museu e hoje constitui-se em centro de apoio à pesquisa científica de um museu universitário de História.

Sua longa existência possibilitou a inclusão de obras preciosas em seu acervo, especialmente de História do Brasil e História de São Paulo. Nos últimos vinte anos adquiriu um perfil especializado na área de História da Cultura Material, em vertentes como História do Consumo, Sociologia dos Objetos, Cultura Visual, História do Gosto, Patrimônio Cultural e Colecionismo, no campo dos Estudos de Objetos e de Iconografia – Indumentária, Mobiliário, Porcelanas, Brinquedos, Armaria, Numismática, Fotografias, Pinturas e outros – e no campo da Museologia em suas especialidades de Documentação de Acervos, Conservação e Restauração, Expografia e Educação em Museus.

Em seu acervo encontram-se 39.831 livros e 39.019 fascículos de periódicos, tendo ainda como extensão a Biblioteca do Museu Republicano de Itu, especializada no estudo da República Brasileira, entre 1889 e 1930.

Integra o Sistema de Bibliotecas da USP (SIBI/USP) e o SIBINet, estando disponível pelo Dedalus – Banco de Dados Bibliográficos da USP: www.usp.br/sibi

Em função das obras de restauro e modernização do Edifício-Monumento, a biblioteca funciona em outro endereço.

Os atendimentos devem ser previamente agendados.

Rua Bom Pastor, 731 – Ipiranga – SP (próximo ao SESI Ipiranga)

Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 8h às 12h, mediante agendamento.

Telefones para contato: (11) 2065-8030 / 2065-8012

E-mail: biblmp@usp.br