Escada em espiral. A escada tem corrimãos de madeira escura. Os degraus são em madeira clara.

Perguntas frequentes

– Como consigo ingressos?

É possível obter ingressos de duas formas: por meio de agendamento em nosso site, no botão “Adquira seu ingresso”, ou diretamente na bilheteria.

– A data desejada está com ingressos esgotados no site. Há outra alternativa?

Sim. Temos cotas de ingressos vendidos na bilheteria em todos os dias de funcionamento para quem não conseguiu comprar pela internet.

– Há gratuidade e meia-entrada?

Sim. Clique aqui e confira a lista.

– Qual a regra de ingressos para pessoas com deficiência (PcD)?

Pessoas com deficiência – PcD e um acompanhante tem direito a meia-entrada. É necessário laudo médico comprovando a deficiência.

– Quantos ingressos cada pessoa pode reservar no site?

É possível reservar até 4 ingressos por CPF.

– Os ingressos são individuais?

Sim, cada ingresso vale para uma pessoa.

– Há tolerância de entrada em relação ao horário agendado?

Sim. Os visitantes podem chegar com até 15 minutos de tolerância após o horário agendado.

– A data ou horário do ingresso pode ser alterados?

Tais solicitações não são possíveis. Como alternativa, confira abaixo as informações sobre cancelamento e reembolso.

– Como pedir o cancelamento e reembolso?

O cancelamento do ingresso é feito desde que requisitado em até 7 dias após a data da compra e com prazo máximo de 48 horas antes da visita. Dessa forma, ingressos adquiridos há mais de 7 dias, por exemplo, não podem ser cancelados. Para solicitar o cancelamento e reembolso, clique aqui.

– Como obtenho comprovantes de comparecimento ao Museu, para apresentar em minha instituição de ensino?

Os ingressos para o Museu do Ipiranga tem o caráter de documento, sevindo assim como comprovantes de visitação. Não emitimos outros tipos de comprovantes.

– Como funcionam as reservas de grupos?

O Museu do Ipiranga oferece um cadastro para grupos entre 10 e 40 pessoas. Caso o grupo seja maior, é necessário fazer mais de um cadastro (exemplo: um grupo com 60 pessoas precisa de um cadastro com 40 e outro com 20 pessoas). São aceitos grupos com as mais variadas configurações (estudantes, ongs, famílias e amigos, turistas etc). Para informações sobre as datas de abertura de cadastros e como inscrever um grupo, clique aqui.

– Quais os dias e horários de funcionamento do Museu do Ipiranga?

A partir de 13/6, o Museu do Ipiranga passa a funcionar de terça a domingo, das 10h às 17h, com última entrada às 16h. A bilheteria passa a abrir às 9h. O Museu fecha às segundas.

– Posso ceder meu ingresso para outra pessoa?

Sim, os ingressos são transferíveis. Eles podem ser cedidos para qualquer pessoa, mesmo se estiverem cadastrados em um CPF diferente de quem irá fazer a visita.

– É possível transferir a data de um ingresso?

Não é possível transferir a data de um ingresso. O bilhete é válido somente para a data da reserva. Para mudança de data, é necessário obter um novo ingresso.

– Crianças necessitam de ingresso?

Somente crianças com mais de 6 anos de idade necessitam de ingresso.

– O Museu possui um setor de achados e perdidos?

Sim. Em caso de perdas de itens no Museu, escreva para segurancamuseu@usp.br. No título, escreva “Achados e Perdidos” e qual item perdeu. Por exemplo: “Achados e Perdidos – óculos”. No corpo do email, coloque detalhes como data da perda e um telefone para contato. Os itens encontrados ficarão armazenados por um período de 30 dias, sendo posteriormente destinados a doação. Caso seja um documento pessoal, o Museu tentará encaminhá-lo para as sedes dos Correios.

– O Museu possui cadeiras de rodas?

Sim. Dispomos de 7 cadeiras de rodas não-motorizadas para uso emergencial, como auxílio a visitantes com mal estar ou que necessitem momentaneamente de apoio em deslocamentos. Tais cadeiras são utilizadas somente no interior do Museu, sem possibilidade de empréstimo e sem possibilidade de uso em deslocamentos na área externa do Museu (Jardim Francês e Parque da Independência).

– Posso fazer fotografias e filmagens na área interna e externa do Museu?

Sim. Consulte as regras aqui.

– É permitida a entrada de animais no Museu?

A entrada de animais é permitida somente nos seguintes casos:

– cães-guia para pessoas com deficiências visuais.
– animal de suporte emocional, mediante apresentação de laudo psiquiátrico.

– É possível doar algum item ao acervo do Museu?

Sim. Envie uma foto e informações sobre o item para o e-mail acervos.museupaulista@usp.br. A oferta será analisada pela direção do Museu.

– O Museu conta com estruturas de acessibilidade?

Sim. O Museu está equipado com elevadores, rampas de acesso e diversos recursos para exploração do acervo. Os itens de acessibilidade para apreciar as obras incluem telas táteis, maquetes tridimensionais, dispositivos olfativos, reproduções 3D e em materiais semelhantes às peças originais, como pedra e metal, cadernos em Braile, amostras de texturas e objetos adquiridos especificamente para o manuseio dos visitantes.

– Como consultar a biblioteca do Museu?

Os acervos da biblioteca do Museu do Ipiranga integram o Sistema de Bibliotecas da USP e podem ser consultados no sistema Dedalus – Banco de Dados Bibliográficos da USP, por meio do site www.usp.br/sibi.

– É permitido o uso de imagens do acervo?

As imagens dos acervos do Museu que estão na plataforma Wikipedia poderão ser baixadas e carregadas com a licença Creative Commons (CC) – CC-BY-4.0, que permite o uso das imagens sem a necessidade de autorização, respeitando-se os Termos e Condições de Uso estipulados na plataforma. Saiba mais sobre as licenças aqui.

Os itens dos acervos que não estão em domínio público e, portanto, que não integram o acervo disponibilizado na plataforma WikiGlam, dependerão de autorização de liberação do uso patrimonial.

Para mais informações, acesse o link Solicitação de imagens.

– Como faço para trabalhar no Museu?

O Museu do Ipiranga é uma unidade da Universidade de São Paulo e realiza os processos seletivos de colaboradores por meio de concursos públicos. Os editais são divulgados no Diário Oficial do Estado de São Paulo, disponível no link imprensaoficial.com.br.

– Como posso colaborar financeiramente com o Museu?

Clique aqui. Há opções para pessoas físicas e para empresas, com e sem incentivo fiscal.

– Qual instituição administra o Museu do Ipiranga?

O Museu do Ipiranga é uma unidade da Universidade de São Paulo, parte do conjunto de museus da universidade.

– Houve algum morador ilustre no prédio que abriga o Museu? Foi D. Pedro I?

Não. Na verdade, o prédio que abriga o Museu do Ipiranga, inaugurado em 7 de setembro de 1895, sempre foi destinado à atividade museal. Sendo assim, nunca abrigou moradores, como D. Pedro I.

Porém, vale mencionar que os restos mortais do primeiro imperador do Brasil, bem como os das suas esposas, as imperatrizes Leopoldina da Áustria e Amélia de Leuchtenberg, repousam na Cripta Imperial do Parque da Independência, em frente ao Museu do Ipiranga.

– Como chegar ao Museu? Há estacionamento?

Clique aqui e saiba mais detalhes.

– O Museu possui guarda-volumes?

Sim. O museu oferece um serviço de guarda-volumes gratuito. Solicitamos que evitem trazer grandes volumes, como malas e mochilas grandes, além de itens como guarda-chuva.

Não é permitida a entrada com bolsas e mochilas de grande porte, guarda-chuvas, alimentos, garrafas com líquidos e suportes para celulares e câmeras.

– Como visitar os jardins do Museu?

Os jardins do Museu do Ipiranga tem acesso gratuito, de segunda a domingo, das 5h às 20h. As fontes circulares tem acesso livre, entretanto podem ser desligadas sem aviso prévio de acordo com necessidades de manutenção.