Um tablet nas mãos de uma pessoa, em primeiro plano. Na tela, a imagem do quadro

Museu Digital

Museu do Ipiranga tá on

O Museu do Ipiranga está online desde 1999, quando lançou seu primeiro site na internet. Atualmente, possui uma variedade de páginas, aplicativos e conteúdos na web, incluindo perfis em redes sociais, como Facebook, Twitter, Youtube, LinkedIn e o Instagram, além de filtros para interação com o acervo, remixes e compartilhamentos. Em 2011, a instituição publicou seu primeiro repositório on-line de imagens do acervo, com acesso aberto a todos os públicos. Tal galeria foi viabilizada graças ao processo de informatização e digitalização, iniciado na década de 1990, que implantou a gestão eletrônica do acervo e intensificou a aproximação do museu com a cultura digital.

Foi em 2017 que o Museu se comprometeu com a construção da próxima geração de pesquisas digitais ao integrar a Iniciativa Wikipédia do Museu Paulista, em parceria com o Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil. Dentre outras ações relacionadas aos projetos Wikimedia, a equipe foi responsável pela atualização do verbete do Museu na Wikipédia e do projeto GLAM do Museu Paulista. O processo englobou o desenvolvimento de um livro digital e de seis aplicativos interativos de curadoria, com vistas a ampliar o acesso ao acervo do Museu. Já o uso do plugin Tainacan permitiu a migração do acervo para o site e a criação de repositórios digitais, exposições interativas e produtos educativos.

A partir de 2020 foram desenvolvidos diversos módulos do ambiente virtual 3D, espaço que permite a visita virtual ao edifício-monumento e seu jardim, bem como às salas expositivas e a interação com o acervo modelado digitalmente. O aplicativo Museu do Ipiranga Virtual ainda lançou o museu no universo dos games, com o jogo eletrônico M.I.D.– Museu do Ipiranga em Defesa! e minigames de quebra-cabeças, resultados do projeto “Gamers do Ipiranga”. O Museu também desenvolveu um recurso de visita virtual 360º ao edifício histórico de sua unidade anexa, o Museu Republicano de Itu, e está presente no site Google Arts & Culture, que oferece visitas virtuais a importantes instituições espalhadas por diversos países.

O envolvimento das equipes do Museu, parceiros e patrocinadores na construção de sua presença digital promoveu avanços, pesquisas, produtos e materiais baseados nas mais diversas mídias digitais, permitindo a consolidação da cultura digital da instituição e de um amplo repertório, com destaque ao podcast Ecos do Ipiranga, que em sua primeira temporada alcançou grande sucesso de audições.