Do Museu Paulista para a cidade: desenhando com Paulo von Poser

Inscrições: clique aqui.

Informações: acadmp@usp.br

Evento Acessível em Libras

A ação será guiada pelo artista plástico Paulo Fernando von Poser, professor da Escola da Cidade desde 2007, com participação em diversas exposições, destacando-se Rosas brasileiras (2023, como co-curador), Desenhos nus (2022), À deriva (2019), Trajetória (2012) e Museus de São Paulo (2005).

No final da prática, reuniremos os participantes em um dos nossos ateliês para uma conversa. Juntos, discutiremos suas obras e exploraremos como o desenho a partir de um edifício histórico pode enriquecer nossa experiência individual e a qualidade de vida urbana. Além disso, debateremos sobre práticas cotidianas de sustentabilidade que podem transformar os centros urbanos.

A atividade faz parte da programação da décima edição da Jornada do Patrimônio, realizada pela Prefeitura de São Paulo, cujo tema  será “Patrimônio e Sustentabilidade”.

Sobre o Palestrante

Paulo Fernando von Poser é professor da Escola da Cidade desde 2007. Lecionou entre 1986 e 2018 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP).
Além de docente, é artista plástico, com participação em exposições nacionais e internacionais, destacando-se Rosas brasileiras (2023, co-curadoria), Desenhos nus (2022), À deriva (2019), Trajetória (2012) e Museus de São Paulo (2005). Em sua poética, expressa a influência da formação em arquitetura, retratando o cenário urbano, sobretudo da cidade de São Paulo, explorando a capital paulista a partir da perspectiva do transeunte. Há forte relação entre o trabalho de professor e o de desenhista, uma vez que as atividades com os alunos colaboram com sua produção.

Coordenação

Prof.a Dr.a Ana Paula Nascimento, docente do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (MP USP)

Imagem: Paulo von Poser, 2021 (crédito: Fernando Messala).

As artes do cotidiano: sentar, guardar, dormir

Data: 24/08 • às 14h
Local: Auditório do Museu do Ipiranga.
Inscrições: clique aqui.

Que tal conhecer os detalhes da nova mostra temporária do Museu do Ipiranga interagindo com os próprios curadores?

No evento “As artes do cotidiano: sentar, guardar, dormir”, o público poderá participar de um conversa com os curadores da nova exposição temporária do Museu do Ipiranga, tendo uma experiência enriquecedora sobre os temas tratados na mostra.

O diretor do Museu Paulista, Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins, aborda a ação de dormir. Já a vice-diretora, Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, trata da ideia de guardar. O curador convidado Giancarlo Latorraca aborda as soluções que envolvem o sentar.

Não perca!

Sobre os curadores:

Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins

Diretor do Museu Paulista

Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego

Vice-diretora do Museu Paulista

Giancarlo Latorraca

Arquiteto e Diretor Técnico do Museu da Casa Brasileira entre 2008 e 2023.

Férias no Museu

O Museu do Ipiranga preparou uma programação especial para as férias escolares.
As atividades são voltadas a todos os públicos que estiverem visitando o museu.
Por meio de ações lúdicas e divertidas, as famílias poderão aprender um pouco mais sobre a História e as histórias do Brasil.

Datas: 9/7 a 14/7 • 16/7 a 21/7

Atividades

Visitas mediadas à exposição temporária “Sentar, guardar, dormir: Museu da Casa Brasileira e Museu Paulista em diálogo”

Horários: 10h30 e 13h30 • Ponto de encontro: acolhimento

Investigando o Jardim

Visitas mediadas na esplanada do edifício monumento, nos terraços laterais e nas imediações da fonte. Após a atividade, os participantes poderão visitar o Museu, conforme a disponibilidade de ingressos.

Atividade gratuita

Horários: 10h à 11h | 15h30 à 16h30  • Ponto de encontro: acolhimento

A Independência celebrada em monumentos

Visitas mediadas nas exposições Uma história do Brasil e Para entender o Museu

Horários: 10h30 à 11h30 | 13h30 à 14h30  • Ponto de encontro: saguão do museu

Como a arte recria o passado

Visitas mediadas nas exposições Passados imaginados e Uma história do Brasil

Horários: 11h à 12h | 15h à 16h • Ponto de encontro: saguão do museu

Gênero, objeto e representação

Visitas mediadas nas exposições Casas e coisas e Salão Nobre (Uma

história do Brasil)

Horários: 12h30 à 13h30 • Ponto de encontro: saguão do museu

Trabalho em movimento

Visitas mediadas nas exposições Mundos do Trabalho e Casas e coisas

Horários: 13h a 14h • Ponto de encontro: saguão do museu

Jogos

Atividade gratuita, mediante aquisição de ingresso do Museu do Ipiranga

10h30 às 16h30 • Ponto de encontro: sala de descanso da exposição “Para Entender o Museu”

10h30 e 14h • Ponto de encontro: acolhimento

Eventos Realizados

Clique aqui para conferir nossos eventos anteriores.