Events

(Português do Brasil) Disciplinas optativas

(Português do Brasil)

 

Vagas:  5 pessoas por disciplina
Público-alvo: graduandos que não estão matriculados na USP
Local: Sala de aula do Museu do Ipiranga
Inscrições esgotadas

Serão emitidos certificados de participação.

 

Escritas da História em Museus

A disciplina propõe refletir sobre a produção historiográfica em museus, compreendendo as instituições como laboratórios da história, segundo acepção de Ulpiano Bezerra de Meneses (1994).
Também visa identificar experiências específicas de produção historiográfica, analisando-as como práticas de curadoria, em museus como o Museu Histórico Nacional, o Museu Mariano Procópio e o Museu Paulista.
O escopo abrange as ações de preservação do patrimônio como parte do projeto de escrita da história de um museu, a exemplo da Inspetoria de Monumentos Nacionais; as disputas no campo do patrimônio e a criação de novos museus de história entre as décadas de 1930 e 1940 e a análise da história que se produz atualmente nos museus de história, procurando identificar desafios, interesses, continuidades e rupturas.

Ministrante: Profa. Aline Monteiro Magalhães
Período das aulas: 28/2 a 3/7
Ementa completa: clique aqui

 

Acervos e Curadoria em Museus de História

A partir das exposições em cartaz no Museu Paulista, pretende-se discutir os temas expostos, acervos mobilizados e os recursos multissensoriais disponíveis.
Por meio das visitas às salas expositivas e da leitura dos livros da Coleção Museu do Ipiranga 2022, serão abordados os problemas enfrentados pelos profissionais de museus em seus ofícios, como a política de aquisição de acervos, os métodos de documentação das coleções, as práticas de conservação das peças e as ações de difusão do conhecimento histórico gerado por meio de atividades de extensão, especialmente exposições, cursos, seminários e publicações.

Ministrante: Profa. Maria Aparecida de Menezes Borrego
Período das aulas: 1/3 a 5/7
Ementa completa: clique aqui

 

Imagens e Relatos: Viajantes e a Construção de Narrativas

Partindo-se da premissa da mudança de entendimento do mundo a partir da Ilustração (século 18) e do forte empenho em catalogar seres animados e inanimados, a disciplina se concentra em alguns dos relatos e imagens produzidos por artistas-cientistas-viajantes estrangeiros que percorreram parcela da província/estado de São Paulo ao longo do século 19.
Terá como contrapontos as representações produzidas por alguns membros locais e como os mesmos elementos são interpretados, como tais imagens e textos foram apropriados para uma determinada construção histórica, em especial por Afonso d’Escragnolle Taunay, quando diretor do Museu Paulista (1917-1945).

Ministrante: Profa. Ana Paula Nascimento
Período das aulas: 7/3 a 11/7
Ementa completa: clique aqui


MÚSICA NO MUSEU DO IPIRANGA (EVENTO REALIZADO)

(Português do Brasil)

Clique aqui para conferir nossos eventos anteriores.