Eventosrealizados
Curso: Museu, educação e acessibilidade
Curso on-line
Datas: 09 e 10 de dezembro (segunda e terça-feira)
Horário: das 18h às 21h
Carga horária: 6h
Vagas: 500
Local: O curso será realizado em ambiente virtual, por meio do perfil do Museu do Ipiranga na plataforma YouTube.
Inscrições gratuitas: De 20/11 a 4/12 neste link. Professores e alunos devem preencher a ficha de inscrição no link informado e encaminhar a cópia do documento de vínculo institucional via e-mail: apoioacadmp@usp.br.
Informações: e-mail: apoioacadmp@usp.br, tels. (11) 2065-8075/6644
A acessibilidade nos museus é um compromisso essencial para garantir que todos os públicos possam usufruir de experiências culturais inclusivas e significativas. Pensando nisso, o Museu do Ipiranga oferece o curso “Museu, Educação e Acessibilidade”, voltado para profissionais da área da educação e interessados em promover práticas museológicas acessíveis.
O curso tem como objetivo capacitar educadores e profissionais de museus para desenvolver ações que respeitem a diversidade humana, promovendo a inclusão e a acessibilidade em espaços culturais. Combinando teoria e prática, as aulas abordarão temas como acessibilidade física, sensorial e intelectual, com reflexões sobre exposições inclusivas e a criação de recursos multissensoriais.
Este curso é uma oportunidade para explorar como os museus podem se transformar em espaços acessíveis, promovendo o encontro de diferentes públicos e oferecendo experiências que respeitam a diversidade.
As aulas serão remotas e transmitidas ao vivo. Para receber o certificado, os alunos deverão assinar a lista de presença em ambos os dias do curso.
Ministrante: Denise Peixoto
Programa:
- Apresentação do curso
2. Museus: espaço público de fruição e convivência
3. Diversidade humana: a questão da deficiência
4. Para além das definições: inclusão, acesso e equidade
5. Museus e acessibilidade
6. O Museu do Ipiranga e ações de curadoria
7. O Museu do Ipiranga e suas ações educativas
8. O Museu do Ipiranga e suas ações para a acessibilidade
9. Recursos multissensoriais: tipologias, materialidades e usos
10. Exposições acessíveis: existe um modelo?
Emergência Climática em foco: reflexões entre Ciência e Arte
Queimadas, enchentes, temperaturas extremas, secas, escassez de água: a crise climática que enfrentamos hoje nos desafia a repensar o modelo de progresso que moldou nossa sociedade. No dia 7 de dezembro, o Museu do Ipiranga promove o evento Emergência Climática em foco: reflexões entre Ciência e Arte, um desdobramento da exposição Onde há fumaça: arte e emergência climática.
O encontro reúne cinco mulheres artistas, pesquisadoras e ativistas para discutir a emergência climática a partir de perspectivas históricas, culturais e científicas. Ana Roman, Gabriela Moulin, Jahzara Oná, Jerá Guarani e Vanessa Soares compõem uma roda de conversa e refletem sobre as possibilidades de ação coletiva para enfrentar os desafios do presente e construir caminhos para um futuro mais sustentável. Após a conversa, o público será convidado a visitar a exposição.
Participantes
Ana Roman
É mestre em Geografia (FFLCH-USP), Pós-Graduada em Estudos Brasileiros (FESP/SP) e é doutoranda da FAU-USP. Foi curadora assistente da 34ª Bienal de Arte de São Paulo (2021), membro do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA 2022 e 2024 e curadora do Pivô entre 2022 e 2023. Foi coordenadora de conteúdo do grupo de pesquisa Academia de Curadoria (2021/2023). Atualmente é membro do grupo Acervos Digitais e Pesquisa e contribui regularmente para a plataforma Piscina. É superintendente artística do Instituto Tomie Ohtake.
Gabriela Moulin
Diretora executiva do Instituto Tomie Ohtake, Gabriela atua há mais de 20 anos na gestão cultural e no setor de investimento social privado. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG, possui vasta experiência em planejamento estratégico e políticas públicas, com foco no fortalecimento de organizações da sociedade civil.
Jerá Guarani
Liderança da aldeia Kalipety, na Terra Indígena Tenondé Porã, Jerá é pedagoga pela USP e agricultora dedicada à recuperação de sementes tradicionais. Seu trabalho, que já resgatou mais de 50 variedades de batata-doce guarani, une educação e preservação cultural, promovendo o fortalecimento das práticas ancestrais.
Jahzara Oná
Estudante de Geociências e Educação Ambiental na USP e técnica em Meio Ambiente pela ETEC Getúlio Vargas, Jahzara é líder em projetos socioambientais e pesquisa temas como Clima e Racismo Ambiental. Atua como ativista climática e advocacy em Conferências Internacionais de Clima, é membro da YOUNGO e colaboradora da Palmares Lab.
Vanessa Soares
Atriz, dançarina e educadora que vive e trabalha entre São Paulo e Rio de Janeiro. É formada em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integra o Grupo Nós do Morro (Vidigal – RJ). Sua experiência passa pelo ensino das artes do corpo em projetos e escolas de favelas e espaços periféricos. Desenvolveu o que chama de Zombaria, um campo de ações que, no exercício das desobediências, atua na procura de novas maneiras de elaboração do corpo no mundo.
Emergência Climática em Foco: reflexões entre Ciência e Arte
Auditório do Museu do Ipiranga
Sábado, 07 de dezembro
Credenciamento: 13h30
Roda de conversa: 14h
Visita a exposição: 17h às 18h
Inscrições gratuitas: De 22/11 a 06/12 neste link.
Evento Acessível em Libras
Encontro Terreiros E(m) Museus
Ao longo da história, terreiros de religiões de matriz africana enfrentaram desafios de preservação e reconhecimento, com muitos de seus objetos sagrados sendo confiscados ou doados a museus sem o devido respeito e entendimento de seus significados. Entre os dias 28 a 30 de novembro de 2024, o Museu Paulista da USP promove o Encontro Terreiros e(m) Museus, uma oportunidade para discutir a presença e o tratamento dessas coleções em museus.
O evento, que integra a programação da Semana da Consciência Negra, busca reunir pesquisadores e detentores de saberes tradicionais para refletir sobre a materialidade sagrada dos terreiros, indo além de visões etnográficas ou folclóricas. Inspirados por iniciativas como a guarda compartilhada da coleção “Nosso Sagrado” entre o Museu da República e os povos de terreiro, o encontro visa fomentar práticas de curadoria mais inclusivas e colaborativas.
As atividades incluem rodas de conversa com estudiosos e lideranças religiosas, além de roteiro cultural e apresentação artística. O objetivo é fortalecer as metodologias e práticas de identificação e historicização de objetos sagrados presentes em museus, ressignificando-os como documentos fundamentais para a história afro-brasileira.
Programação
28/11 – Museu do Ipiranga, São Paulo – Auditório
16h – Credenciamento
16h30 – Abertura e boas-vindas
17h – Conferência de abertura “Religiões afro-brasileiras: memória, registro oral, acadêmico-literário e material” com Prof. Reginaldo Prandi (USP)
Debatedora: Solange Ferraz de Lima
18h30 – Lançamento do livro “A morte e o menino sem destino” de Reginaldo Prandi, com sessão de autógrafos com o autor
29/11 – Museu do Ipiranga, São Paulo – Auditório
9h às 10h – Credenciamento
10h às 12h – Roda de conversa: O sagrado em museus, experiências compartilhadas
Rogério Elisiário (Tat’Etu Lengulukenu – Inzo Unsaba Ria Inkosse)
Eduardo Possidonio (UFRRJ/IPN)
Lia Dias Laranjeira (UNILAB)
José Adário dos Santos (Zé Diabo, babalorixá e ferreiro de orixá)
Coord. Aline Montenegro Magalhães (MPUSP)
14h às 18h – O território negro do Ipiranga – roteiro do Ponto de Memória José Benedito Correia Leite, conduzido pelo escritor Abilio Ferreira
30/11 – Museu Republicano Convenção de Itu – Auditório do Centro de Estudos
9h – Credenciamento
10h às 12h – Roda de conversa: Os terreiros na encruzilhada dos museus
Lucas Marques (USP)
Alexandre Araujo Bispo (MAM SP)
Aline Antunes Zanatta (MRCI-MP/USP)
Sabrina Souli (Secult Itu)
Debatedor: David Ribeiro (MP/USP)
14h – Depoimento de Maria Natalina Pereira (Samba de bumbo de Itu)
15h30 – Encerramento com apresentação de samba de bumbo
Carga horária: 18 horas
Inscrições gratuitas: De 1/11 a 24/11 neste link.
Evento Acessível em Libras
Curso: Arte e emergência climática
Curso on-line
Datas: 25 e 26 de novembro (segunda e terça-feira)
Horário: das 18h às 21h
Carga horária: 6h
Vagas: 500
Local: O curso será realizado em ambiente virtual, por meio do perfil do Museu do Ipiranga na plataforma YouTube.
Inscrições gratuitas: De 30/10 a 20/11 neste link. Professores e alunos devem preencher a ficha de inscrição no link informado e encaminhar a cópia do documento de vínculo institucional via e-mail: apoioacadmp@usp.br.
Informações: e-mail: apoioacadmp@usp.br, tels. (11) 2065-8075/6644
Queimadas, enchentes, temperaturas extremas, secas, escassez de água: a situação atual de emergência climática nos desafia a repensar a ideia de progresso que nos trouxe até aqui.
Neste curso, discutiremos como a arte pode sensibilizar, informar e mobilizar a sociedade frente à crise ambiental. A partir da análise de obras do acervo histórico do Museu Paulista, veremos como representações visuais ajudaram a construir e consolidar um imaginário de progresso – ao mesmo tempo em que evidenciam processos de degradação ambiental e social ao longo do tempo.
As aulas incentivam ainda uma reflexão crítica sobre o papel dos museus na criação de novos imaginários e na ampliação da nossa compreensão sobre diferentes formas de habitar o mundo.
O curso é online e transmitido ao vivo. Para obter o certificado, os alunos deverão assinar a lista de presença em ambos os dias do curso.
Ministrantes:
Profa. Marcela Rosenburg Figueiredo
Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Arquitetura e Urbanismo também pela UFMG. Co-fundadora do grupo Micrópolis. Professora substituta do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Prof. Vítor Roscoe Papini Lagoeiro
Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e co-fundador do grupo de arquitetura e urbanismo Micrópolis.
Prof. Felipe Carnevalli De Brot
Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição (NPGAU) e mestre em Ciências Sociais pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS – Paris, França). É editor da Editora Piseagrama, co-fundador do grupo Micrópolis e pesquisador no grupo de pesquisa-extensão Cosmópolis (UFMG).
Programa:
Módulo 1: Narrativas e contra narrativas
- Narrativas históricas e colonialidade do saber
- A problemática das imagens
- Rever as imagens, repensar a história e criar novos imaginários
Módulo 2: Cidades e emergência climática
- Monocultura do pensamento, urbanização extensiva
- Crise climática como crise cultural
- Abrir o mundo a outros mundos
- Reflorestar a imaginação através da arte
Curso: Conservação do Patrimônio Cultural: Desafios e Práticas
Curso on-line
Datas: 18 e 19 de novembro (segunda e terça-feira)
Horário: das 18h às 21h
Carga horária: 6h
Vagas: 500
Local: O curso será realizado em ambiente virtual, por meio do perfil do Museu do Ipiranga na plataforma YouTube.
Inscrições gratuitas: Até 13/11 neste link. Professores e alunos devem preencher a ficha de inscrição no link informado e encaminhar a cópia do documento de vínculo institucional via e-mail: apoioacadmp@usp.br.
Informações: e-mail: apoioacadmp@usp.br, tels. (11) 2065-8075/6644
Objetos culturais, sejam eles de valor afetivo ou histórico, exigem atenção e cuidados específicos para serem preservados e apreciados pelas gerações futuras. No Museu do Ipiranga, as coleções passam por rigorosos processos de conservação para garantir sua integridade e autenticidade ao longo do tempo. No curso “Conservação do Patrimônio Cultural: Desafios e Práticas”, oferecido pelo Museu, exploraremos os aspectos fundamentais da preservação de bens culturais, abordando as práticas e os desafios encontrados em áreas de guarda e espaços expositivos.
O curso busca capacitar os participantes com conhecimentos sobre as rotinas e os cuidados necessários para a preservação de acervos museológicos, incluindo o papel dos profissionais envolvidos e a importância de uma abordagem interdisciplinar na gestão de riscos e processos de conservação. Serão apresentadas situações práticas e casos reais do Museu do Ipiranga, oferecendo uma compreensão aprofundada sobre a conservação de bens culturais.
Este curso é uma excelente oportunidade para estudantes, profissionais da área cultural e interessados no tema adquirirem uma visão abrangente sobre a conservação patrimonial.
As aulas serão remotas e transmitidas ao vivo. Para receber o certificado, os alunos deverão assinar a lista de presença em ambos os dias do curso.
Ministrantes: Ina Hergert e Juliana Bechara Saft
Programa:
Aula 01: Áreas de Guarda – Processos e Riscos
- Noções introdutórias de preservação
- Processos relativos à preservação dos objetos
- Gestão dos riscos potenciais em áreas de guarda
- Interdisciplinaridade e desafios encontrados
- Sessão de perguntas e discussões com os participantes
Aula 02: Espaços Expositivos – Processos e Riscos
- Noções introdutórias de exposição
- Processos de preparação de exposições
- Gestão dos riscos em espaços expositivos
- Interdisciplinaridade e desafios encontrados
- Sessão de perguntas e discussões com os participantes
Curso: Casas e Coisas
Curso on-line
Datas: 06 e 07 de novembro (quarta e quinta-feira)
Horário: das 18h às 21h
Carga horária: 6h
Vagas: 500
Local: O curso será realizado em ambiente virtual, por meio do perfil do Museu do Ipiranga na plataforma YouTube.
Inscrições gratuitas: De 14/10 a 1/11 neste link. Professores e alunos devem preencher a ficha de inscrição no link informado e encaminhar a cópia do documento de vínculo institucional via e-mail: apoioacadmp@usp.br.
Informações: e-mail: apoioacadmp@usp.br, tels. (11) 2065-8075/6644
Desde o século 18, os objetos que preenchem os lares ao redor do mundo têm moldado identidades, comportamentos e até mesmo as relações de gênero. Cada peça de mobília, cada utensílio de cozinha, conta uma parte dessa narrativa silenciosa. No curso “Casas e Coisas”, oferecido pelo Museu do Ipiranga, vamos explorar como esses objetos foram protagonistas na construção das subjetividades femininas e masculinas ao longo dos séculos.
As aulas discutirão como a organização do espaço doméstico, as escolhas de decoração, os artefatos e os espaços da casa refletem e produzem diferenças de gênero. O curso tratará também das questões expográficas e da narrativa tridimensional, oferecendo uma visão aprofundada sobre o processo curatorial e as discussões teóricas que fundamentam a exposição.
Este curso é uma oportunidade para ampliar a compreensão sobre a relação entre cultura material, gênero e a construção de identidades no espaço doméstico ao longo dos séculos.
As aulas serão remotas e transmitidas ao vivo. Para receber o certificado, os alunos deverão assinar a lista de presença em ambos os dias do curso.
Ministrantes: Vânia Carneiro de Carvalho, Viviane Soares Aguiar e Laura Stocco Felicio
Programa:
1. A importância da cultura material nos estudos sobre espaço doméstico moderno
2. A casa moderna e a produção de subjetividades
3. O papel da decoração e dos objetos funcionais na produção de diferenças de gênero
4. A concepção museográfica da exposição Casas e Coisas
5. A sala Trabalho e Felicidade como produto e produtora de pesquisas acadêmico-museológicas
6. A cozinha é teu lugar? Usos de artefatos e tecnologias e produção de identidades femininas
7. As subjetividades femininas, os cadernos de receitas e os poderes da despensa
8. A cozinha moderna e as disputas tecnológicas
Curso: TERRITÓRIOS EM DISPUTA
Curso on-line
Datas: 21 e 22 de outubro (segunda e terça-feira)
Horário: das 18h às 21h
Carga horária: 6h
Vagas: 500
Local: O curso será realizado em ambiente virtual, por meio do perfil do Museu do Ipiranga na plataforma YouTube.
Inscrições gratuitas: De 02/10 a 16/10 neste link. Professores e alunos devem preencher a ficha de inscrição no link informado e encaminhar a cópia do documento de vínculo institucional via e-mail: apoioacadmp@usp.br.
Informações: e-mail: apoioacadmp@usp.br, tels. (11) 2065-8075/6644
Os territórios que hoje chamamos de Brasil foram palco de disputas intensas entre exploradores, religiosos e povos indígenas. Essas lutas moldaram não apenas o espaço geográfico, mas também a identidade do país. O curso “Territórios em Disputa”, oferecido pelo Museu do Ipiranga, partirá dessas questões para aprofundar o debate sobre temas fundamentais na História e Geografia.
As aulas trarão uma abordagem crítica e detalhada sobre territórios, populações, terras indígenas, entre outros pontos. O foco será em temas como o Tratado de Tordesilhas, as Capitanias Hereditárias, a influência da Igreja na formação territorial e a liberdade indígena. O curso visa fornecer subsídios essenciais a professores que desejam enriquecer suas aulas e contribuir para o entendimento de nossa complexa história territorial.
As aulas serão remotas e transmitidas ao vivo. Para receber o certificado, os alunos deverão assinar a lista de presença em ambos os dias do curso.
Ministrantes: Jorge Pimentel Cintra e Francisco de Carvalho Dias de Andrade
Programa:
1. Introdução
2. De quem é a Terra?
3. Olhar o céu, desenhar a Terra
4. Quebrando paradigmas: os líticos e a posse da terra
5. Guerra e paz: tratados de limites
6. O novo mapa das Capitanias hereditárias
7. A presença da Igreja na formação do território
8. Colonos, jesuítas e indígenas
Programação do Dia das Crianças
Nos dias 12 e 13 de outubro, o Museu do Ipiranga preparou uma programação especial para crianças e famílias explorarem o universo da criatividade e da história. Com atividades imperdíveis, o museu convida o público a participar de experiências que combinam diversão, aprendizado e interação com temas culturais e sociais.
Aventuras do Fazer 2: Oficina de Boneca(o)s com o Coletivo Trans Sol
Data: 12/10, das 13h às 17h
Local: Ateliê Museu do Ipiranga (Piso Jardim)
Vagas: 20 | Inscrições gratuitas até 12/10 neste link.
Público: Crianças e pré-adolescentes, acompanhados pelos responsáveis.
Nesta oficina criativa e inclusiva, os participantes poderão confeccionar boneca(o)s com tecido cru, castanho ou marrom, pintando rostos, criando vestuário e acessórios. A atividade vai além da simples confecção, trazendo questões sobre diversidade, convivência e igualdade. Conduzida pelo Coletivo Trans Sol, que ensina costura e artes manuais a mulheres transgêneras e travestis, a oficina é um espaço de aprendizado e valorização da criatividade e autoestima.
Coordenação: Profª. Ana Paula Nascimento
Ministrantes:
Priscila Nunes: artista plástica e bonequeira
Fernanda Costa da Silva: costureira e empreendedora
Caça-detalhes
Datas: 12 e 13 de outubro
Horários: 10h30 e 13h30
Duração: 40 minutos
Público: A partir de 6 anos
Ponto de encontro: Saguão, ao lado da Escadaria (não é necessário agendamento)
Vagas: 10 pessoas por grupo.
Nesta atividade interativa, as crianças serão convidadas a observar detalhes escondidos nas exposições “Uma História do Brasil” e “Passados Imaginados”. O objetivo é explorar os espaços do museu e encontrar elementos curiosos relacionados à representação dos rios no cotidiano das cidades.
Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP – SIICUSP
Evento gratuito
Data: 30 de setembro • das 9h às 18h
Local: Sala de aula 1
No dia 30 de setembro, o Museu do Ipiranga receberá as sessões de apresentação e discussão oral dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos de graduação da USP, como parte do 32º SIICUSP. O evento é uma oportunidade para divulgar os resultados de pesquisas desenvolvidas por estudantes, promovendo o intercâmbio de ideias entre acadêmicos e pesquisadores de diversas áreas.
O SIICUSP é composto por duas fases: a primeira, com apresentações em cada Unidade ou grupo de Unidades da USP, e a segunda, a “Etapa Internacional”, que reúne projetos de diversas áreas do conhecimento, incluindo trabalhos de estudantes de instituições estrangeiras.
A programação é aberta a todos os estudantes, docentes, pesquisadores e público geral interessado, sem necessidade de inscrição prévia. Os museus da USP, como o Museu de Arqueologia e Etnologia, Museu Paulista e Museu de Arte Contemporânea, participam anualmente com uma programação conjunta.
Seminário: Accountability Digital: Como Comunicar Desempenho para Engajar a Sociedade e Atores
Evento presencial
Data: 1º de outubro (terça-feira)
Horário: das 14h às 16h
Local: Museu do Ipiranga, Sala de Aula 2
Inscrições gratuitas: clique aqui
Informações: e-mail: apoioacadmp@usp.br, tels. (11) 2065-8075/6644
O seminário discutirá a importância da comunicação digital sobre desempenho como ferramenta essencial para engajar a sociedade e patrocinadores. A comunicação de desempenho não apenas promove a transparência, mas também fortalece a confiança organizacional. O evento abordará estratégias e práticas para aprimorar essa comunicação e apresentará estudos de caso de museus italianos.
Ministrante:
Profa. Deborah Agostino
Professora na School of Management do Politécnico di Milano e diretora do “Observatory of Digital Innovation in Culture”. Atua no doutorado em Heritage Science, com foco em História da tecnologia e gestão de museus. Deborah coordena projetos voltados para o impacto da IA generativa em profissionais de patrimônio cultural e a digitalização do patrimônio cultural italiano, ambos financiados pelo Ministério da Cultura da Itália.
Celebrando novos futuros: 10 Anos do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI)
Evento gratuito
Data: 30 de setembro • das 9h às 18h
Inscrições gratuitas: clique aqui
Local: Acolhimento do Museu do Ipiranga
No dia 30 de setembro, das 9h às 18h, o Museu do Ipiranga sediará o evento “Celebrando Novos Futuros”, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SCTI).
O encontro, que celebra os 10 anos do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI), reunirá grandes nomes da inovação para discutir o futuro e propor soluções que conectem ciência e mercado. A programação será transmitida ao vivo pelo canal da SCTI no YouTube.
Curso: Mundos do Trabalho
Curso on-line
Datas: 30 de setembro e 1º de outubro (segunda e terça-feira)
Horário: das 18h às 21h
Carga horária: 6h
Vagas: 500
Público-alvo: professores e alunos da rede pública, com ênfase na rede pública universitária. Interessados em geral.
Inscrições: de 5/9 a 20/9 neste link. Professores e alunos devem preencher a ficha de inscrição no link informado e encaminhar a cópia do documento de vínculo institucional via e-mail: apoioacadmp@usp.br.
Coordenação: Profª. Maria Aparecida de Menezes Borrego
Vice-coordenação: Profª Ana Paula Nascimento
Ministrantes: Profª Maria Aparecida de Menezes Borrego, Profª Ana Paula Nascimento, José Rogério Beier e Rogério Ricciluca Matiello Félix
Informações: e-mail: apoioacadmp@usp.br, tels. (11) 2065-8075/6644
Para ter direito ao certificado, o aluno deve assinar a lista de presença nos dois dias de curso.
O curso explora o desenvolvimento da curadoria da exposição “Mundos do Trabalho”, que ocupa a ala leste do primeiro andar do Museu do Ipiranga desde sua reabertura em 2022. Serão discutidas questões expográficas e a narrativa tridimensional da exposição, com base em estudos teóricos sobre cultura material e o universo do trabalho, uma das principais linhas de pesquisa do museu. O curso também inclui quatro estudos de caso que aprofundam temas específicos relacionados ao acervo e à história do trabalho.
Programa:
1. Apresentação
2. Percorrendo a exposição “Mundos do Trabalho”
3. Estudo de caso 1: Theodoro Sampaio e as águas da cidade de São Paulo
4. Estudo de caso 2: O corpo e os artefatos
5. Os acervos na exposição “Mundos do Trabalho”
6. Estudo de caso 3: Fazer caminhos
7. Estudo de caso 4: Das mãos para os pés
8. Nos bastidores do “Mundo do Trabalho”
Seminário: “Mobiliário Brasileiro em Questão: acervos, pesquisas e curadoria”
Evento gratuito
Data: 21, 22 e 29 de setembro (sábado e domingo) • às 14h30
Local: Salão de exposições temporárias e Ateliê 1
Inscrição gratuita: https://forms.gle/SiNgSAGBcpCstR7r6
Público-alvo: Acima de 5 anos
Nos dias 21, 22 e 29 de setembro, o Museu do Ipiranga convida para as oficinas gratuitas “Quais móveis fazem uma casa?”, com início às 14h30 e duração de uma hora.
A atividade começa com uma visita mediada à exposição “Sentar, guardar, dormir: o Museu da Casa Brasileira e o Museu Paulista em diálogo” e é seguida de uma oficina lúdica, na qual os participantes serão incentivados a escolher móveis para os diversos ambientes de uma casa por meio de imagens. Os educadores promoverão uma conversa sobre os significados e os usos dos móveis nas residências de São Paulo ao longo dos tempos.
Oficina Quais móveis fazem uma casa?
Evento gratuito
Data: 21, 22 e 29 de setembro (sábado e domingo) • às 14h30
Local: Salão de exposições temporárias e Ateliê 1
Inscrição gratuita: https://forms.gle/SiNgSAGBcpCstR7r6
Público-alvo: Acima de 5 anos
Nos dias 21, 22 e 29 de setembro, o Museu do Ipiranga convida para as oficinas gratuitas “Quais móveis fazem uma casa?”, com início às 14h30 e duração de uma hora.
A atividade começa com uma visita mediada à exposição “Sentar, guardar, dormir: o Museu da Casa Brasileira e o Museu Paulista em diálogo” e é seguida de uma oficina lúdica, na qual os participantes serão incentivados a escolher móveis para os diversos ambientes de uma casa por meio de imagens. Os educadores promoverão uma conversa sobre os significados e os usos dos móveis nas residências de São Paulo ao longo dos tempos.
Grupo de Música de Câmara SP apresenta Música Barroca
Evento gratuito
Data: 21 de setembro (sábado) • às 11h e às 14h30
Local: Auditório do Museu do Ipiranga
Ingresso gratuitos: Retirada com uma hora de antecedência, na bilheteria do Museu do Ipiranga. Sujeito à disponibilidade.
Classificação Livre
Evento Acessível em Libras
No próximo sábado, dia 21, o Grupo de Música de Câmara SP estará no Auditório do Museu do Ipiranga com duas sessões gratuitas: a primeira às 11h e a segunda às 14h30. Os ingressos podem ser retirados na bilheteira do Museu com uma hora de antecedência.
Os concertos contarão com o Grupo de Música Barroca e o Quinteto de Madeiras, apresentando obras do período barroco, como o “Concerto em Dó maior para dois trompetes” e o “Concerto nº 5 em Fá Maior para Traverso; Opus X”, ambos de Antônio Vivaldi.
Também serão interpretadas “Eternal Source of Light Divine” e “Let the Bright Seraphim” de Händel, além de “The Blessed Virgin’s Expostulation” de Henry Purcell. O programa inclui ainda o “Rondeau” de Jean Joseph Mouret e, para encerrar, a “Cantata 51” e a obra “Quinteto” de Johann Sebastian Bach.
Curso: Sentar, guardar, dormir: Museu da Casa Brasileira e Museu Paulista em diálogo
Curso on-line
Datas: 23 e 24 de setembro (segunda e terça-feira)
Horário: das 18h às 21h
Carga horária: 6h
Vagas: 500
Público-alvo: professores e alunos da rede pública, com ênfase na rede pública universitária. Interessados em geral.
Inscrições: de 28/8 a 16/9 neste link. Professores e alunos devem preencher a ficha de inscrição no link informado e encaminhar a cópia do documento de vínculo institucional via e-mail: apoioacadmp@usp.br.
Coordenação: Profª. Maria Aparecida de Menezes Borrego
Ministrantes: Rogério Ricciluca Matiello Félix e José Wilton Nascimento Guerra
Informações: e-mail: apoioacadmp@usp.br, tels. (11) 2065-8075/6644
Será fornecido certificado aos participantes com 75% de frequência no evento.
O curso apresenta o desenvolvimento da exposição “Sentar, guardar, dormir: Museu da Casa Brasileira e Museu Paulista em diálogo”. A ideia é explorar temas e escolhas curatoriais e expográficas que ilustram a diversidade de soluções usadas ao longo do tempo para essas ações cotidianas. Serão abordadas questões específicas das coleções que auxiliam o público a compreender a formação dos acervos e seus pontos de convergência para trazer discussões sobre a multiplicidade cultural e social das pessoas que utilizaram e produziram os itens de mobiliário expostos.
Programa:
Dia 23/09 (segunda-feira):
Apresentação conjunta da exposição. Por meio de fotografias, será feito um tour pela exposição, percorrendo seus módulos e núcleos, com comentários sobre as principais peças dos acervos. Serão explicadas as escolhas curatoriais e expográficas bem como as formações das coleções em diálogo.
Dia 24/09 (terça-feira):
Apresentações individuais dos ministrantes de temas específicos a partir da exposição de acervos: as coleções de mobiliário nas instituições museais e o estudo das práticas corporais em relação ao mobiliário como fonte para a história e outras áreas do saber.
Primavera dos Museus no Museu do Ipiranga
Entre os dias 23 e 29/09, o Museu do Ipiranga promove uma programação especial para celebrar a 18ª Primavera dos Museus, cujo tema é “Museus, acessibilidade e inclusão”.
Todo mundo é bem-vindo! Para participar das atividades, basta realizar inscrição pelo link: https://forms.gle/Ha6Tq2V1Nw9LBnM27. O prazo para inscrição é o dia anterior a cada atividade.
Confira a programação completa:
Visita: “Para tocar: exploração dos recursos multissensoriais nas exposições do Museu do Ipiranga”
Datas: 25 e 29/09 às 10h30
Vagas: 10
Ponto de encontro: em frente à Bilheteria (Piso Jardim)
Classificação etária: acima de 15 anos.
A visita irá explorar as exposições Para Entender o Museu e Uma História do Brasil de forma interativa, a partir de recursos multissensoriais, como reproduções de obras de arte e fotografias, maquetes e objetos disponíveis para o toque.
Visita em Libras: “Gênero, objeto e representação”
Datas: 26/9 às 15h | 29/09 às 10h30
Vagas: 10
Ponto de encontro: em frente à Bilheteria (Piso Jardim)
Classificação etária: livre
Os participantes serão convidados a investigar as obras de arte e objetos do dia a dia para entender os papéis sociais dos homens e mulheres no final do século XIX e início do XX. Iremos refletir também se essas expectativas ainda fazem sentido hoje. A visita vai acontecer nas exposições Casas e Coisas, Uma História do Brasil e Sentar, Guardar, Dormir: Museu da Casa Brasileira e Museu Paulista em Diálogo.
Visita em Libras: “Corpo e trabalho”
Datas: 25/9 às 15h | 29/09 às 15h
Vagas: 10
Ponto de encontro: em frente à Bilheteria (Piso Jardim)
Classificação etária: livre
A visita acontece na exposição Mundos do Trabalho. Iremos explorar como os movimentos do corpo se relacionam com os instrumentos específicos de cada profissão. Também vamos refletir sobre os processos de produção e trabalho, comparando com a realidade atual. A visita vai acontecer nas exposições Sentar, guardar, dormir: Museu da Casa Brasileira e Museu Paulista em Diálogo, Mundos do Trabalho e Uma História do Brasil.
Oficina: Sons da vitalidade
Data: 28/09 às 14h
Vagas: 15
Ponto de encontro: em frente à Bilheteria (Piso Jardim)
Classificação etária: a partir de 7 anos.
Os participantes serão convidados a criar instrumentos musicais usando objetos do dia a dia para construir uma narrativa sonora sobre a natureza e seus elementos.
Curso: História da Cartografia no Brasil
Datas: de 10/09 à 26/11, terças-feiras
Horário: das 8h30 às 12h30.
Carga horária: 48h.
Inscrições: R$50, de 14/8 à 4/9, neste link.
Vagas: 200
Local das aulas: Auditório do Museu do Ipiranga.
Ministrante: Jorge Pimentel Cintra.
Requisitos: graduados.
Será fornecido certificado aos participantes com 75% de presença.
Mais informações, clique aqui.
O curso apresentará tópicos da História da Cartografia no Brasil, com exercícios práticos de leitura de Mapas.
As aulas serão entremeadas com uma visão de conjunto da evolução das técnicas cartográficas, principalmente no referente às medições de latitude e longitude, às projeções cartográficas e aos meridianos de origem.
Dentre as abordagens do curso, estarão a leitura de mapas, leitura paleográfica de topônimos, análise crítica do mapa como fonte documental e seu contraste com outras fontes; e estudos transversais da cartografia com a ciência e a arte.
Programação
1. Apresentação do Curso. Objetivos e forma de trabalhar. A transversalidade da cartografia: literatura, história, astronomia, navegação, iconografia, mentalidades. O domínio da linguagem cartográfica. Técnica de leitura de mapas.
* Exercício de leitura de mapas: o Terra Brasilis, de Pedro Reinel e Lopo Homem.
2. O nascimento da cartografia científica no mundo grego e visão panorâmica dessa ciência na antiguidade e no mundo medieval. Os clássicos em cartografia. Ptolomeu e sua Geografia.
* Exercício de leitura: O mapa mundi de Ptolomeu.
3. Cartografia e grandes navegações. A formação da nossa imagem do mundo.
* Exercício de transversalidade.
4. O desenvolvimento dos conceitos de latitude e longitude e de teoria das projeções, até o renascimento. Ptolomeu e a projeção cônica.
* Exercícios de análise da qualidade cartográfica de mapas históricos.
5. A Carta de Mestre João e o início da cartografia no Brasil.
* Exercício de leitura paleográfica através dessa Carta e de mapas quinhentistas e seiscentistas.
6. O mapa como documento histórico. Riquezas e armadilhas. A importância de recorrer às fontes e contrastar com outros documentos.
* Exercícios: o mapa das Capitanias Hereditárias em Luis Teixeira, em Varnhagen e nos livros didáticos.
7. História das longitudes. Galileu e os satélites de Júpiter, Huygens e as pêndulas, o cronômetro de Harris. Métodos modernos: telégrafo, rádio relógio e GPS.
* Exercício prático: cálculo da longitude do meridiano de Tordesilhas.
8. Os meridianos de origem e os desentendimentos dos mapas. Os meridianos de origem nos mapas do Brasil: Cabo Verde, Ilha do Ferro, Paris, Morro do Castelo e Greenwich.
* Exercício: o meridiano de origem do mapa Brasilia qua parte paret Belgis, de Jorge Marcgrave
9. História das latitudes no Brasil. As latitudes nos mapas e roteiros quinhentistas e seiscentistas; o astrolábio e seu uso em conjunto com as tábuas de declinação do sol.
* Exercício: análise das latitudes no Roteiro de todos os sinais, de Luis Teixeira.
10. História das longitudes no Brasil. As longitudes nos mapas antigos. História do Mapa das Cortes e dos mapas dos Padres Matemáticos.
* Exercício: Análise do Mapa das Cortes sua distorções propositais.
11. Toponímia e cartografia nos mapas quinhentistas e seiscentistas.
*Exercício: leitura e tabela comparativa da toponímia dos mapas: Terra Brasilis e de Luis Teixeira (anexo ao Roteiro de todos os sinais).
12. A cartografia digital como ferramenta da cartografia histórica. Exemplos de aplicação.
* Apresentação de Programas de cartografia digital e suas possibilidades.
Museu em Festa • 2024
7 de setembro de 2024 • 9h às 18h
Uma celebração gratuita que valoriza o patrimônio histórico e cultural brasileiro é o que te espera no Museu do Ipiranga no Dia da Independência. As atividades proporcionam um dia de lazer na área externa, com jogos e desafios, oficinas, caminhadas, contação de histórias e intervenções artísticas, além de uma visita ao edifício-monumento.
O evento conta com patrocínio da Shell, parceria institucional do Sesc Ipiranga e da Secretaria Municipal de Turismo da Prefeitura de São Paulo, além do apoio do Hospital Dom Alvarenga.
Confira a programação completa:
Visitação gratuita ao Museu do Ipiranga
Das 9h às 18h • última entrada às 17h
Atividade com recursos de acessibilidade para a comunidade surda e empréstimo de audioguias, com recursos de audiodescrição e videolibras (vídeo com legendas e intérprete de Libras).
Visita às exposições “Uma História do Brasil”, “Para entender o Museu” e “Passados Imaginados”.
Independência ou Morte!
9h30 às 17h • Salão Nobre do Museu do Ipiranga
Visitas mediadas em Libras às 9h30, 11h30, 13h30 e 15h30
Mediação no Salão Nobre a respeito da pintura “Independência ou Morte!”, de Pedro Américo.
Coral USP
9h30 às 10h30 • escadaria da esplanada
Atividade com audiodescrição ao vivo e intérprete de Libras.
Criado em 1967, pelo Maestro Benito Juarez e José Luiz Visconti, engloba 12 grupos e 3 oficinas sob a direção de 7 regentes, com mais de 650 coralistas. O grupo vai apresentar um repertório com clássicos da música popular brasileira, como Aquarela, João e Maria, Mas que Nada, Maluco Beleza e País Tropical.
A atividade é um oferecimento da Shell
Batalha de Rima
11h30 às 12h30 • intervenção
MCs se desafiam em uma competição de rimas improvisadas ritmada com batidas do Rap.
Com Brasirima, em parceria com a Shell
Sarau
14h às 15h • intervenção
Uma celebração da arte em vários formatos: música, poesia e artes visuais. Focado na realidade da periferia, o sarau utiliza o rap e a MPB para expressar a luta pelo direito a uma vida digna, apresentando obras próprias e inspirações de artistas periféricos.
Com Coletivo Perafatividade, em parceria com a Shell
Quinteto de Metais
17h às 18h • música
O Quinteto de Metais do Instituto Baccarelli apresenta ao público uma seleção de peças que vão do clássico ao contemporâneo.
Com Instituto Baccarelli, em parceria com a Shell
Poemas do Guarda-Chuva
10h30 às 11h | 11h30 às 12h | 12h30 às 13h • intervenção no Jardim
Dois artistas interagem com o público com um baú cheio de surpresas e um guarda-chuva que escorre poemas.
Com Cia Suno, em parceria com o SESC Ipiranga
Caminhada para Reconhecer a Vegetação
11h às 12h | 15h às 16h • vivência no Jardim
Por meio de observações botânicas, os participantes terão informações como o nome, características, curiosidades e cultivo das plantas presentes no Jardim do Museu do Ipiranga.
Com Assucena Tupiasu, em parceria com o SESC Ipiranga
Quiz da fila
9h às 16h • vivência
Jogo de perguntas sobre o Museu do Ipiranga e as temáticas das suas exposições ao londo da fila de entrada
Com a Equipe de Educação do Museu do Ipiranga
Jardim Francês: terraço Nazaré
Jogos e vivências educativas
Das 10h às 17h • vivência
Atividade com recursos de acessibilidade para a comunidade surda
Jogos e materiais de mediação, relacionados às temáticas do acervo do Museu do Ipiranga.
Com a equipe de Educação do Museu do Ipiranga
Saí bem na foto?
10h às 17h • intervenção
Os visitantes poderão vivenciar a experiência de ser fotografado em um estúdio fotográfico do século 19.
A atividade é um oferecimento da Shell
Sapatos trocados
10h30 às 11h • contação de histórias
Atividade sobre a importância de se adaptar e ser feliz com o que somos e com o que a vida nos traz.
Com Cia Makunaicontos, em parceria com o SESC Ipiranga
A Boca da Noite
11h às 11h30 • contação de histórias
Atividade que conta um pouco da história, da infância, da família e da cultura do povo Wapichana.
Com Cia Makunaicontos, em parceria com o SESC Ipiranga
Impressões Botânicas em Gelatina
11h às 11h45 | 14h30 às 15h15 • oficina
Atividade com impressões gráficas de folhas de árvores do bairro Ipiranga.
Com Educadores de Tecnologias e Artes, em parceria com o SESC Ipiranga
Pequenos Cadernos Botânicos
11h45 às 12h30 | 15h15 às 16h • oficina
Os participantes criarão um pequeno livro-sanfona com estampas botânicas e composições elaboradas com carimbos oferecidos durante a oficina.
Com Educadores de Tecnologias e Artes, em parceria com o SESC Ipiranga
O Macaco e a Lua
12h às 12h45 • contação de histórias
A palhaça Sarita Jurupoca e o palhaço João Pimentão utilizam recursos de reprises clássicas circenses, acrobacias, música e ludicidade para reviverem essa história, que conta de forma mítica como surgiram os tambores na África.
Com Ateliê Moitará, em parceria com o SESC Ipiranga
Ateliê serigráfico: árvores paulistas
12h às 15h • oficina
A atividade convida o público a explorar a técnica da serigrafia e imprimir sua própria gravura, a sugestão é usar imagens de árvores e folhas que pertencem ao bioma do estado de São Paulo.
Com Quiosco Cultural, em parceria com o SESC Ipiranga
Jogos Cadernos e Carimbos
12h30 às 13h15 | 16h às 16h45 • oficina
Os participantes são iniciados em técnicas de encadernação e convidados a ativar os cadernos em dinâmicas que envolvem desenhos e carimbos.
Com Educadores de Tecnologias e Artes, em parceria com o SESC Ipiranga
No Pé do Baobá
13h às 16h • contação de histórias
As abayomis brincantes: Ayo, Luedji, Fayola, Dandara e Ayana, guardam segredos e mitos! Com um baú, repleto de obras escritas por autoras e autores afro-brasileiros, essas bonecas retornam ao Brasil após uma jornada pelo continente africano.
Com Cia Abayomis Brincante, em parceria com o SESC Ipiranga
Vivência em malabares
13h às 17h • vivência
O público é incentivado a experimentar o malabarismo e outras técnicas circenses.
Com Irmãos Becker, em parceria com o SESC Ipiranga
Corpo em Movimento – Somos feitos de Samba
16h às 17h • aula aberta
Vivências de samba ensinarão passos básicos, manobras e sequências para iniciantes e praticantes, usando o método MP, que é gradual e acessível a todos os níveis de habilidade.
Com Marcus Prado e equipe, em parceria com o SESC Ipiranga
Brincando de pintar com tintas de terra
14h às 17h • oficina
Oficina de produção de tintas artesanais com pigmentos naturais extraídos da terra, permitindo aos participantes criar sua próprias tintas e explorar técnicas de pintura de forma criativa e sustentável.
Com Kênya Garbossa, em parceria com o SESC Ipiranga
Vai de Roteiro
10h às 17h • passeios mediados
Roteiros de visitação mediada ao Parque da Independência em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo.
Jardim Francês: terraço Xavier
Autômatos para brincar
10h às 13h • oficina
Experiência lúdica de criação de brinquedos e reinvenção de objetos do cotidiano com palitos de sorvete, papel e tinta.
Com Bruno Perê, em parceria com o SESC Ipiranga
Brincadeiras e dinâmicas rítmicas
10h às 13h • vivência
Brincadeiras infantis inspiradas nos cacuriás. O público é convidado a tocar e dançar enquanto o grupo embala o ritmo com cantos e instrumentos musicais.
Com Macamba N´Goma, em parceria com o SESC Ipiranga
Estamparia artesanal com Adinkras
10h às 11h30 | 11h30 às 13h • oficina
Um diálogo sobre os significados e origens dos símbolos conhecidos como Adinkras, com experimentação da técnica de block printing em suportes têxteis.
Com Coletivo Iê Cultural, em parceria com o SESC Ipiranga
Cartografias afetivas
14h às 17h • oficina
Criação de desenhos a partir da observação de diferentes elementos no espaço (pessoas, plantas, animais, construções), em diálogo com memórias pessoais e coletivas.
Com Carla Caffé, em parceria com o SESC Ipiranga
Fanzinando ideias: produção criativa em fanzine
14h30a às 17h • oficina
Oficina de fanzine, orientada a partir de reflexões sobre a história e o potencial
dessa linguagem para expressão, ativismo, crítica e mobilização social e política pelos sujeitos.
Com Roger BeatJesus, em parceria com o SESC Ipiranga
Curso: Para Entender o Museu
Curso on-line
Datas: 20 e 21 de agosto (terça e quarta-feira)
Horário: das 18h às 21h.
Carga horária: 6h.
Vagas: 500
Público-alvo: professores e alunos da rede pública, com ênfase na rede pública universitária. Interessados em geral.
Inscrições: de 08/08/2024 a 14/08/2024, neste link. Professores e alunos devem preencher a ficha de inscrição no link informado e encaminhar a cópia do documento de vínculo institucional via e-mail: apoioacadmp@usp.br.
Coordenação: Profa. Solange Ferraz de Lima
Ministrantes: Profa. Solange Ferraz de Lima e Profa. Aline Montenegro Magalhães
Informações: e-mail: apoioacadmp@usp.br, tels. (11) 2065-8075/6644
Será fornecido certificado aos participantes.
O curso busca dar subsídios a educadores e estudantes para melhor explorar as potencialidades do Museu Paulista da USP. Além de apresentar o projeto curatorial do eixo expositivo “Para Entender o Museu”, que abrange cinco exposições, serão apresentadas as diversas áreas de atuação do Museu e sua história.
As aulas serão remotas e ao vivo, com recursos de acessibilidades (libras, legendagem e audiodescrição) e material de apoio como recursos didáticos.
Programação
O que é e para que serve um Museu?
O Museu Paulista no Monumento do Ipiranga
Curadoria e Pesquisa nas coleções do Museu Paulista
O que é Ciclo Curatorial
As etapas do ciclo curatorial
A pesquisa em museus – estudo de caso
As artes do cotidiano: sentar, guardar, dormir
Data: 24/08 • às 14h
Local: Auditório do Museu do Ipiranga.
Inscrições: clique aqui.
Que tal conhecer os detalhes da nova mostra temporária do Museu do Ipiranga interagindo com os próprios curadores?
No evento “As artes do cotidiano: sentar, guardar, dormir”, o público poderá participar de um conversa com os curadores da nova exposição temporária do Museu do Ipiranga, tendo uma experiência enriquecedora sobre os temas tratados na mostra.
O diretor do Museu Paulista, Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins, aborda a ação de dormir. Já a vice-diretora, Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, trata da ideia de guardar. O curador convidado Giancarlo Latorraca aborda as soluções que envolvem o sentar.
Não perca!
Sobre os curadores:
Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins
Diretor do Museu Paulista
Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego
Vice-diretora do Museu Paulista
Giancarlo Latorraca
Arquiteto e Diretor Técnico do Museu da Casa Brasileira entre 2008 e 2023.
Caminhada Musical para a Terceira Idade – Concerto de Encerramento
Data: 25/8 • às 16h
Local: Auditório do Museu do Ipiranga
Ingressos gratuitos: Retirada a partir das 14h, na bilheteria do Museu do Ipiranga. Sujeito à disponibilidade.
Classificação Livre
Evento Acessível em Libras
No domingo, 25 de agosto, o Museu do Ipiranga recebe a Orquestra de Câmara ALMAI-SP para o encerramento da temporada da Caminhada Musical para a Terceira Idade deste ano.
Com a regência do maestro Flávio Lago e solo do violinista Alessandro Oliveira, a apresentação acontece no Auditório do Museu, às 16h. Os ingressos gratuitos para o espetáculo poderão ser retirados na bilheteria do Museu no dia do evento, a partir das 14h.
A Caminhada Musical é um projeto que oferece roteiros de atividade física combinados com apresentações musicais para a terceira idade. Saiba mais no site http://www.caminhadamusica.com.br/.
Férias no Museu
O Museu do Ipiranga preparou uma programação especial para as férias escolares.
As atividades são voltadas a todos os públicos que estiverem visitando o museu.
Por meio de ações lúdicas e divertidas, as famílias poderão aprender um pouco mais sobre a História e as histórias do Brasil.
Datas: 9/7 a 14/7 • 16/7 a 21/7
Atividades
Visitas mediadas à exposição temporária “Sentar, guardar, dormir: Museu da Casa Brasileira e Museu Paulista em diálogo”
Entrada gratuita
Horários: 10h30 e 13h30 • Ponto de encontro: acolhimento
Investigando o Jardim
Visitas mediadas na esplanada do edifício monumento, nos terraços laterais e nas imediações da fonte. Após a atividade, os participantes poderão visitar o Museu, conforme a disponibilidade de ingressos.
Atividade gratuita
Horários: 10h à 11h | 15h30 à 16h30 • Ponto de encontro: acolhimento
A Independência celebrada em monumentos
Visitas mediadas nas exposições Uma história do Brasil e Para entender o Museu
Atividade gratuita, mediante aquisição de ingresso do Museu do Ipiranga
Horários: 10h30 à 11h30 | 13h30 à 14h30 • Ponto de encontro: saguão do museu
Como a arte recria o passado
Visitas mediadas nas exposições Passados imaginados e Uma história do Brasil
Atividade gratuita, mediante aquisição de ingresso do Museu do Ipiranga
Horários: 11h à 12h | 15h à 16h • Ponto de encontro: saguão do museu
Gênero, objeto e representação
Visitas mediadas nas exposições Casas e coisas e Salão Nobre (Uma
história do Brasil)
Atividade gratuita, mediante aquisição de ingresso do Museu do Ipiranga
Horários: 12h30 à 13h30 • Ponto de encontro: saguão do museu
Trabalho em movimento
Visitas mediadas nas exposições Mundos do Trabalho e Casas e coisas
Atividade gratuita, mediante aquisição de ingresso do Museu do Ipiranga
Horários: 13h a 14h • Ponto de encontro: saguão do museu
Jogos
Atividade gratuita, mediante aquisição de ingresso do Museu do Ipiranga
10h30 às 16h30 • Ponto de encontro: sala de descanso da exposição “Para Entender o Museu”
Oficinas
Atividade gratuita, mediante aquisição de ingresso do Museu do Ipiranga
10h30 e 14h • Ponto de encontro: acolhimento
Curso: História da cartografia paulista
Datas: de 16/4 às 9/7, terças-feiras.
Horário: das 8h30 às 12h30.
Carga horária: 48h.
Inscrições: R$50, até 5/4, neste link.
Vagas: 300
Local das aulas: auditório do Museu do Ipiranga.
Ministrante: Jorge Pimentel Cintra.
Requisitos: graduados.
Será fornecido certificado aos participantes com 75% de presença no evento.
Mais informações, clique aqui.
O curso apresentará tópicos básicos da história da cartografia em São Paulo, com exercícios práticos de leitura de mapas do acervo do Museu Paulista.
As aulas serão entremeadas com uma visão de conjunto da evolução das técnicas cartográficas, principalmente no referente às medições de latitude e longitude, às projeções cartográficas e aos meridianos de origem.
Dentre as abordagens do curso, estarão a leitura de mapas, leitura paleográfica de topônimos, análise crítica do mapa como fonte documental e estudos transversais da cartografia com a ciência e a arte.
Programação
1. Apresentação do Curso. Objetivos e forma de trabalhar. A relação entre a história da cartografia brasileira e paulista. São Paulo nos primeiros mapas do Brasil. Técnica de leitura de mapas.
Exercício de leitura: Terra Brasilis (Pedro Reinel e Lopo Homem) e Luis Teixeira.
2. A cartografia da viagem de Martim Afonso de Sousa. A carta de Pero Lopes de Sousa e o mapa de Gaspar Viegas. Martim Afonso e Pedro Nunes.
Exercício de leitura: O Mapa de Gaspar Viegas e os mapas antigos das baías de Santos e Rio de Janeiro (família Albernaz / Teixeira).
3. A ocupação do território brasileiro e paulista. Símbolos de posse nos mapas e no território: as bandeiras e escudos, os marcos de posse. As cartas de doação e os forais das capitanias e o poder de criar vilas e distribuir sesmarias. Os respectivos documentos legais, pelourinhos e marcos.
Exercícios de leitura de cartas (trechos): doação a Martim Afonso, foral de vilas e cartas de sesmaria.
4. A formação e a representação do território paulista, das capitanias hereditárias ao Estado de São Paulo. As vicissitudes dos territórios de Martim Afonso e Pero Lopes de Sousa.
Exercício de leitura: a reconstituição do território das capitanias do sul e as modificações de fronteiras.
5. Taunay e os primeiros mapas do território paulista. A sala A10 do Museu Paulista. História e contexto da produção do mapa de Céspedes de Xeria e suas cópias.
Exercício de leitura do mapa de Céspedes de Xeria e da cópia do Museu Paulista.
6. Delisle e a reforma da cartografia mundial. Reflexos na política de D. João V e a reforma da cartografia no Brasil. Os padres matemáticos e seu trabalho. Os instrumentos dos cartógrafos na época.
Exercícios de leitura: o mapa de Delisle à luz das técnicas de medição de longitude.
7. Os mapas dos Padres matemáticos. História das tábuas de latitude e longitude. Método de construção de seus mapas.
Exercício de leitura: os mapas dos Padres Matemáticos no Acervo do Museu Paulista.
8. Os engenheiros de demarcação de fronteiras e seu trabalho cartográfico em São Paulo, em especial Francisco de Oliveira Barbosa, Bento Sanches D’Orta, João da Costa Ferreira e Antonio Rodrigues Matosinho.
Exercício de leitura: A Collectanea de Mappas de Cartographia Paulista Antiga: mapas escolhidos.
9. Outros mapas da Província de São Paulo: Wilhelm Ludwig von Eschwege (1817), Daniel Pedro Miller (1841), Jules Martin (1878) e Carlos Daniel Rath (1886).
Exercícios de análise da qualidade cartográfica de mapas históricos.
10. O mapa como documento histórico para a determinação do traçado de antigos caminhos. Riquezas e armadilhas. A importância de recorrer às fontes e contrastar com outros documentos. Os programas de Cartografia digital como ferramenta.
Exercício: O traçado dos antigos caminhos de São Paulo a Itu.
11. A Comissão Geográfica e Geológica de São Paulo e o início da cartografia sistemática no Brasil. Seus propósitos e significado. As explorações de rios e a determinação das fronteiras do Estado.
Exercício: leitura e análise do mapeamento da CGG e de seus relatórios
12. O mapeamento da SARA Brasil. A recuperação de sua história: seu pioneirismo, dúvidas e incertezas. Sua qualidade técnica e informativa. Seu valor como documento histórico.
Exercício: leitura e análise do mapeamento da SARA e o local do chamado Grito do Ipiranga.
Disciplinas optativas
Vagas: 5 pessoas por disciplina
Público-alvo: graduandos que não estão matriculados na USP
Local: Sala de aula do Museu do Ipiranga
Inscrições esgotadas
Serão emitidos certificados de participação.
Escritas da História em Museus
A disciplina propõe refletir sobre a produção historiográfica em museus, compreendendo as instituições como laboratórios da história, segundo acepção de Ulpiano Bezerra de Meneses (1994).
Também visa identificar experiências específicas de produção historiográfica, analisando-as como práticas de curadoria, em museus como o Museu Histórico Nacional, o Museu Mariano Procópio e o Museu Paulista.
O escopo abrange as ações de preservação do patrimônio como parte do projeto de escrita da história de um museu, a exemplo da Inspetoria de Monumentos Nacionais; as disputas no campo do patrimônio e a criação de novos museus de história entre as décadas de 1930 e 1940 e a análise da história que se produz atualmente nos museus de história, procurando identificar desafios, interesses, continuidades e rupturas.
Ministrante: Profa. Aline Monteiro Magalhães
Período das aulas: 28/2 a 3/7
Ementa completa: clique aqui
Acervos e Curadoria em Museus de História
A partir das exposições em cartaz no Museu Paulista, pretende-se discutir os temas expostos, acervos mobilizados e os recursos multissensoriais disponíveis.
Por meio das visitas às salas expositivas e da leitura dos livros da Coleção Museu do Ipiranga 2022, serão abordados os problemas enfrentados pelos profissionais de museus em seus ofícios, como a política de aquisição de acervos, os métodos de documentação das coleções, as práticas de conservação das peças e as ações de difusão do conhecimento histórico gerado por meio de atividades de extensão, especialmente exposições, cursos, seminários e publicações.
Ministrante: Profa. Maria Aparecida de Menezes Borrego
Período das aulas: 1/3 a 5/7
Ementa completa: clique aqui
Imagens e Relatos: Viajantes e a Construção de Narrativas
Partindo-se da premissa da mudança de entendimento do mundo a partir da Ilustração (século 18) e do forte empenho em catalogar seres animados e inanimados, a disciplina se concentra em alguns dos relatos e imagens produzidos por artistas-cientistas-viajantes estrangeiros que percorreram parcela da província/estado de São Paulo ao longo do século 19.
Terá como contrapontos as representações produzidas por alguns membros locais e como os mesmos elementos são interpretados, como tais imagens e textos foram apropriados para uma determinada construção histórica, em especial por Afonso d’Escragnolle Taunay, quando diretor do Museu Paulista (1917-1945).
Ministrante: Profa. Ana Paula Nascimento
Período das aulas: 7/3 a 11/7
Ementa completa: clique aqui
CONSERVAÇÃO PREVENTIVA DE ACERVOS
Módulo 1: O Impacto do edifício e seu entorno. 3ª edição
Curso de Extensão. Modalidade: Atualização
Ministrantes:
Profa. Rosaria Ono (Museu Paulista e FAU/USP)
Profa. Sheila Walbe Ornstein (FAU/USP)
Prof. Alberto Hernandez Neto (EPUSP)
Arquiteta Juliana Saft (IFSP)
Especialista Ina Hergert (Museu Paulista)
Curso on-line e presencial
Data: Nas quintas e sextas feiras, entre 29/4 e 5/7, das 8h30 às 12h. Carga horária: 36 horas.
Inscrições: até 24/4, neste link
Vagas: 25
Público Alvo: Profissionais e pesquisadores que trabalham ou fazem pesquisas relacionadas a acervos culturais.
Requisitos:
1. ter concluído a graduação; 2. ter disponibilidade para participar das aulas, dos atendimentos e das atividades programadas; 3. trabalhar ou realizar pesquisas com acervos ou áreas afins há pelo menos 3 anos; 4. trabalhar diretamente com o acervo USP; 5. trabalhar ou pesquisar em uma unidade USP; 6. trabalhar ou pesquisar com acervos em outra instituição cultural.
Valor: R$ 200
• Até 04 vagas gratuitas, mediante análise de justificativa apresentada; • 50% de desconto para estudantes de pós-graduação e para servidores USP, mediante comprovação.
Informações: acadmp@usp.br
Será oferecido certificado aos participantes
O curso, com caráter introdutório, visa apresentar as principais ferramentas para planejar ações práticas de preservação sustentável e conservação preventiva. Os alunos serão motivados a aplicar as ferramentas e os instrumentos apresentados em suas atividades práticas, tendo como estudo de caso a instituição à qual estão filiados.
O conteúdo está estruturado na forma híbrida, em 10 aulas expositivas gravadas (on-line e assíncronas) e 7 sessões de discussões, com esclarecimento de dúvidas sobre as aulas e sobre o trabalho final a ser desenvolvido de forma remota (on-line e síncrona). Também será feita uma visita técnica presencial, e uma aula final, presencial.
Programação
Aulas 1 e 2: Ferramentas e instrumentos de gestão de riscos aplicadas ao patrimônio
Profa. Rosaria Ono
Aulas 3 e 4: Avaliação Pós-Ocupação (APO) e qualidade ambiental aplicadas ao patrimônio
Juliana Saft
Aulas 5 e 6: Sistemas de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado) para acervos
Prof. Alberto Hernandez
Aulas 7 e 8: Instrumentos de Avaliação Pós-Ocupação (APO) aplicados ao patrimônio
Profa. Sheila Walbe Ornstein
Aulas 9 e 10: Conservação preventiva de coleções
Ina Hergert
Aula 11: Visita técnica presencial / Atividade prática
Aula 12: Atendimento remoto
Aula 13: Atendimento remoto
Aula 14: Apresentação do trabalho – parte 1 – híbrida
Aula 15: Apresentação do trabalho – parte 2 – híbrida com visita presencial ao final.
Curso: Imagens e Relatos – Viajantes e a Construção de Narrativas
Datas: de 8/8 a 28/11, quintas-feiras
Horário: das 14h às 18h
Inscrições: de 8/7 a 30/7 no email acadmp@usp.br
Vagas: 5, para graduandos não matriculados na USP
Local das aulas: sala de aula do Museu do Ipiranga.
Ministrante: Profa. Dra Ana Paula Nascimento
O curso se concentra em relatos e imagens produzidos por artistas-cientistas-viajantes estrangeiros que percorreram São Paulo ao longo do século 19, e como tais paisagens, edificações, costumes e formas de trabalho foram representadas e divulgadas.
Terá como contrapontos as representações produzidas por alguns membros locais e como os mesmos elementos são interpretados e apropriados para uma determinada construção histórica, em especial por Afonso d’Escragnolle Taunay, quando diretor do Museu Paulista (1917-1945), tanto em parcela das exposições da instituição como em outros suportes. Por fim, como tais imagens e textos são analisados na contemporaneidade.
Programa
I- Prólogo
1. Apresentação do programa
2. Conceitos de representação, práticas e apropriações
3. Ilustração e romantismos: os territórios da razão e da sensibilidade
4. As noções de natureza nos séculos 18 e 19
5. O sublime e o pitoresco
6. A paisagem romântica
7. Visita de estudos a uma instituição cultural
II- Visões e descrições
1. Visões do Novo Mundo: a diferença traduzida pelo estrangeiro
2. Imagens do país colonial: os viajantes e a representação da natureza tropical
3. Imagens do país colonial: os viajantes e a representação das vilas
4. Imagens do país colonial: os viajantes e a representação do trabalho
5. Trânsito de imagens
6. A completude da viagem por meio do relato impresso
7. Visita de estudos a uma instituição cultural
III- A apropriação de relatos e de imagens
1. A construção de lugares da memória
2. O Museu Paulista na concepção de Afonso Taunay: exposição como instrumento ideológico
3. O uso de imagens e relatos de viajantes no Museu Paulista
4. Um caso exemplar: Hercule Florence no Museu Paulista
5. Artistas locais (itinerantes) nas paredes do Museu: Miguelzinho Dutra e José Wasth Rodrigues
6. Ampliação das fontes: outros viajantes
7. O olhar contemporâneo
8. Orientação para o trabalho final