Uma família na qual há uma mulher com algumas crianças. Sobre a imagem, o texto

Solicitação de imagens

Consulta on-line – Acervo do Museu do Ipiranga


O Museu do Ipiranga possui um sistema de consulta do seu banco de dados neste link. Os acervos já catalogados e digitalizados poderão ser pesquisados neste sistema, possibilitando acesso a suas informações e respectivas imagens (em baixa resolução).


GLAM (Galleries, Libraries, Archives, Museums) – WIKIPÉDIA


O Museu do Ipiranga faz parte do projeto GLAM da Wikipédia e seu acervo pode ser acessado neste link.

Publicamos cerca de 33.500 imagens na plataforma, classificadas como Domínio Público, com o objetivo de difundir o acervo de maneira eficiente e global, democratizando o acesso ao conhecimento gerado pela Instituição. Com isso, as imagens podem ser baixadas em alta resolução e utilizadas sem qualquer ônus ou prévia autorização por parte do Museu Paulista, de forma pessoal, profissional e comercial, desde que respeitados os termos e condições de uso previstos na plataforma.

A licença utilizada é a Creative Commons (CC) – CC BY-SA 4.0. Os termos poderão ser consultados neste link.

Solicitamos a gentileza de nos fornecer algumas informações sobre a utilização das imagens para controle estatístico, preenchendo o “Formulário de Utilização de Imagem – Domínio Público”.


Sugestão de roteiro para pesquisa do acervo na página GLAM do Museu do Ipiranga na Wikipédia


1. Acesse este link, para obter as informações pertinentes ao acervo (numeração, coleção, autoria, etc.)
2. Na plataforma Glam, verifique se o item já está disponível inserindo a numeração (ex.: 1-19158-0000-0000, 19158) ou o título do acervo na caixa “Pesquisar na Wikipédia”
3. Você também pode ir ao seu buscador favorito e inserir a numeração ou o título do acervo, seguido da expressão “GLAM Museu Paulista Wikipédia” (ex.: “Independência ou Morte GLAM Museu Paulista Wikipédia”). Nos resultados, a opção que deverá ser escolhida é a que começa com a expressão “Ficheiro” (ex.: “Ficheiro:Pedro Américo – Independência ou Morte – Wikipédia”)


Imagens em alta resolução não disponíveis para download


Nessa situação, o interessado deverá preencher o “Formulário de Solicitação de Imagem – Alta Resolução”.


Pesquisa presencial nos acervos


Devem ser agendadas na Seção Técnico-Científica de Documentação e Gestão de Acervo, de acordo com a tipologia do acervo, nos contatos abaixo:

– Iconografia e Documentos Textuais: atendimento.doc@usp.br / (11) 2065-8007
– Tridimensionais e Pinturas: objetos@usp.br / (11) 2065-8019
– Serviço Técnico de Biblioteca: biblmp@usp.br / (11) 2065-8012

Na pesquisa presencial nos acervos textuais e na biblioteca, será permitido o registro fotográfico ou de vídeo somente com finalidades acadêmicas. As imagens poderão ser realizadas através de celular, tablet ou câmera fotográfica amadora, sendo caracterizadas como “imagens de referência”, que tem por objetivo auxiliar posteriormente na continuidade da pesquisa;

Tais registros, feitos com finalidades acadêmicas, não estão sujeitos à cobrança nem ao envio posterior do material produzido ao Museu.



Fotos e vídeos


  • Consulte as regras para fotos e vídeos nas áreas internas e externas do Museu neste link.