
Eventos

Arte em Cartaz
Oficina gratuita
Faixa etária: Acima de 9 anos
Quantidade de vagas: 15 crianças por horário acompanhadas pelos responsáveis
Dia e horário: 15, 16, 22 e 23/02 (sábados e domingos), às 14h
Duração: 2h
Ponto de encontro: no Acolhimento, ao lado da bilheteria
A atividade propõe refletir sobre como a arte contemporânea usa técnicas como recortes, colagens, serigrafias e aquarelas para expressar críticas sociais. Com base nas obras da exposição “Onde há fumaça”, os participantes criarão cartazes artísticos e críticos que abordem questões sociais, ambientais e políticas. Ao final, cada participante poderá levar o cartaz para casa ou deixá-lo em exposição no Museu.

Partida da monção (1897), de José Ferraz de Almeida Júnior | Museu Paulista – USP
Palestra: O labirinto melancólico da "Partida da monção" (1897), de Almeida Júnior
Palestra presencial
Data: 22 de fevereiro (sábado)
Horário: das 14h às 18h
Carga horária: 4h
Vagas: 200
Local: Auditório do Museu do Ipiranga
Inscrições gratuitas: Até 18/02 neste link.
A palestra “O labirinto melancólico da Partida da monção (1897), de Almeida Júnior”, ministrada pelo Prof. Dr. Marco Antonio Silveira, propõe uma análise aprofundada da importante obra do pintor ituano, centrando-se na questão da metalinguagem.
Além da contextualização bibliográfica e analítica, a pintura será examinada por meio de sua projeção, destacando como José Ferraz Almeida Júnior (1850-1899) utilizou a composição visual para construir um efeito de sala de espelhos. Esse efeito transforma uma suposta cena histórica em um ambiente onírico e melancólico, desafiando a interpretação tradicional da obra como simples representação de um fato histórico.
A discussão abordará ainda como o pintor articulou influências dos debates estéticos de sua época, incluindo estudos sobre psicologia experimental e a tradição ilusionista presente na pintura holandesa desde o século XVII. Serão explorados aspectos formais, composicionais e iconológicos da tela, além do modo como Almeida Júnior lidava com seu público e comissionadores.
A palestra integra o ciclo “Encontros com a Pesquisa”, que acontece ao longo de todo o ano de 2025, com o objetivo de difundir trabalhos acadêmicos desenvolvidos na instituição ou investigações sobre seus acervos.

Curso: Formação para profissionais de turismo
Curso presencial
Data e horário: 15 de março, das 10h às 17h (com pausa para almoço)
Carga horária: 6h
Vagas: 20
Local: Sala de aula 1 do Museu do Ipiranga
Inscrição gratuita: De 24 de fevereiro a 7 de março pelo link: https://forms.gle/KbD4rrWFg5crPg7R6
Intérprete de Libras: Sim
Emissão de certificado: Sim
O turismo e a cultura caminham juntos na experiência de visitantes que buscam conhecimento e lazer. Para garantir que esses momentos sejam enriquecedores, é essencial que os profissionais da área estejam preparados para oferecer informações precisas e contextualizadas sobre o patrimônio histórico e cultural.
Nesse contexto, o curso “Formação para profissionais de turismo” tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o Museu do Ipiranga e suas exposições de longa duração, além de apresentar os procedimentos para agendamento de grupos e as normas de visitação. A programação inclui uma visita mediada conduzida pelos educadores do Museu, proporcionando uma experiência imersiva.
Durante o curso, os participantes exploraram as exposições de longa duração:
- Para entender o Museu: A história do Edifício-Monumento e a transformação do acervo ao longo dos anos.
- Uma História do Brasil: O percurso pelas salas históricas do Museu, com destaque para a pintura “Independência ou Morte!”, de Pedro Américo.
- Passados imaginados: O impacto de representações históricas elitistas e a discussão sobre novas leituras.
- Mundos do trabalho: Representações do trabalho ao longo da história do Brasil.
Casas e coisas: O espaço doméstico e sua relação com identidades sociais.
O curso é uma oportunidade única para guias de turismo e profissionais da área aprimorarem suas práticas e aprofundarem seu conhecimento sobre o Museu do Ipiranga.
Participe!

Disciplinas optativas
Vagas: 5 pessoas por disciplina
Público-alvo: graduandos que não estão matriculados na USP
Local: Sala de aula do Museu do Ipiranga
Inscrições: enviar pedido de inscrição para o e-mail apoioacadmp@usp.br
Imagens e Relatos: Viajantes e a Construção de Narrativas
Partindo-se da premissa da mudança de entendimento do mundo a partir da Ilustração (século 18) e do forte empenho em catalogar seres animados e inanimados, a disciplina se concentra em alguns dos relatos e imagens produzidos por artistas-cientistas-viajantes estrangeiros que percorreram parcela da província/estado de São Paulo ao longo do século 19. Terá como contrapontos as representações produzidas por alguns membros locais e como os mesmos elementos são interpretados, como tais imagens e textos foram apropriados para uma determinada construção histórica, em especial por Afonso d’Escragnolle Taunay, quando diretor do Museu Paulista (1917-1945).
Ministrante: Prof.ª Ana Paula Nascimento
Período das aulas: 27/2 a 12/6 (Todas às quintas-feiras das 14h às 18h)
Ementa completa: clique aqui
Introdução ao Estudo da Cultura Material
Pretende-se apresentar os paradigmas teóricos e metodológicos que orientam, nas ciências humanas, a reflexão sobre o lugar da materialidade nas relações sociais. Apesar do significativo aumento de pesquisas relacionadas à cultura material, faz-se necessário identificar as especificidades das fontes materiais por meio de discussões epistemológicas e exercícios de análise, evitando-se o tratamento ilustrativo, periférico e de viés logocêntrico, ainda recorrente para esse tipo de documentação. Espera-se oferecer aos alunos um quadro amplo, mas seletivo, das experiências com as fontes materiais, para que, por meio delas, o aluno se sinta capacitado e estimulado a empreender sua própria pesquisa. Propõe-se como ponto de partida a análise morfológica das fontes materiais e, a partir dela, novas questões que possam levá-los a uma melhor articulação das evidências imediatas da documentação com suas implicações nos agenciamentos que tais documentos desempenharam em contextos historicamente definidos.
Ministrante: Prof.ª Vânia Carneiro de Carvalho
Período das aulas: 25/2 a 8/7 (Todas as terças-feiras das 14h às 18h)
Ementa completa: clique aqui
Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil: Conceitos, Políticas Públicas, Estratégias
Fornecer aos alunos noções básicas sobre as estratégias de preservação do patrimônio cultural no Brasil relativas tanto às manifestações materiais quanto imateriais ou intangíveis, bem como sobre as transformações conceituais que balizaram as políticas públicas de preservação, especialmente do tombamento e de criação de museus; abordar os processos históricos de construção de políticas públicas de preservação do patrimônio cultural brasileiro nas esferas federal, estadual e municipal, verificando as variações de critérios seletivos e de inventário quanto às manifestações do patrimônio cultural; explicitar contornos ideológicos das políticas públicas de preservação do patrimônio cultural e suas relações com a afirmação de identidades coletivas no Brasil.
Ministrante: Prof. David William Aparecido Ribeiro
Período das aulas: 25/2 a 8/7 (Todas as terças-feiras das 14h às 18h)
Ementa completa: clique aqui