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Museu do Ipiranga

Eventos

Lata de biscoitos da Aymoré, marca que surgiu em 1924, na cidade mineira de Contagem-MG, e que continua produzindo até os dias atuais.
Lata Aymoré, sem data. Acervo Museu Paulista-USP

Palestra: A cornucópia enlatada: a história das latas na alimentação do Brasil

Palestra presencial
Data: 28 de junho (sábado)
Horário: das 14h às 18h
Carga horária: 4h
Vagas: 200
Local: Auditório do Museu do Ipiranga
Acessibilidade: intérprete de Libras
Inscrições gratuitas: até 20/6 neste link

Ao longo dos séculos, as latas se tornaram muito mais do que simples recipientes: são objetos que contam histórias sobre a industrialização, o consumo e a cultura alimentar. Na palestra A cornucópia enlatada: a história das latas na alimentação do Brasil, o historiador e professor Frederico de Oliveira Toscano apresenta um panorama sobre a presença dos enlatados na vida cotidiana dos brasileiros.

Partindo da Europa do século 18, passando pela Segunda Guerra Mundial e pelos processos de modernização no Brasil, a palestra analisa como as latas ajudaram a moldar a dieta dos brasileiros. Além de conservarem alimentos, esses objetos também preservam memórias e afetos.

A atividade é fruto das pesquisas desenvolvidas por Toscano durante seu pós-doutorado no Museu Paulista da USP e destaca a relevância do acervo da instituição para estudos sobre história da alimentação, cultura material e transformações sociais.

Este evento integra o ciclo Encontro com a Pesquisa, uma iniciativa do Museu Paulista da USP que promove encontros mensais ao longo de 2025, sempre aos sábados, aproximando o público dos estudos realizados a partir de seus acervos.

Roda de conversa e lançamento do catálogo “Design e Cotidiano na coleção Azevedo Moura”

Data: 12 de julho (sábado)
Horário: 15h (credenciamento às 14h30, com tolerância de entrada de 15 minutos)
Local: Auditório do Museu do Ipiranga
Inscrições gratuitas: até 6/7 neste link
Vagas: 200
Evento acessível em Libras
Classificação livre 

No dia 12 de julho, às 15h, o Museu do Ipiranga convida o público para o lançamento do catálogo da exposição Design e Cotidiano na coleção Azevedo Moura. 

O evento contará com uma roda de conversa com os curadores Adélia Borges, Vânia Carvalho e David Ribeiro; os organizadores da coleção, Tina e Calito Azevedo Moura; a arquiteta de interiores, expografia e design de móveis Ana Luisa Cuervo Lo Pumo; e Denise Peixoto, supervisora da Seção Técnico-Científica de Educação, Museografia e Ação Cultural do Museu do Ipiranga, à frente do projeto de acessibilidade da mostra.

Na ocasião, também será lançado o audioguia da exposição, reafirmando nosso compromisso com a acessibilidade e a inclusão de todos os públicos.

Ao final, haverá uma sessão de autógrafos com os curadores, e cada participante receberá gratuitamente um exemplar do catálogo. Os convidados também poderão participar de uma visita especial à exposição.

Participantes

Adélia Borges

Curadora da exposição, crítica e historiadora de design. Por sua contribuição à pesquisa e à difusão do design brasileiro e do Sul Global, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 2021. Suas pesquisas balizam diversas produções, como exposições, livros, reportagens, documentários, cursos e palestras, no Brasil e no exterior.

Vânia Carneiro de Carvalho

Curadora institucional da exposição e docente do Museu Paulista/USP, onde atua desde 1990 como curadora na área de história e cultura material, com ênfase nos estudos de coleção, gênero e espaço doméstico. Coordena o grupo de pesquisa GEMA – Espaço doméstico, corpo e materialidades.

David Ribeiro

Curador institucional da exposição e docente do Museu Paulista/USP desde 2024, onde atua como curador na área de memórias identitárias e memórias traumáticas. É editor do periódico Anais do Museu Paulista: história e cultura material e autor de “Por uma política cultural antirracista: as caminhadas indígenas, quilombolas e afro-diaspóricas diante das permanências coloniais e escravistas (1988–2020)”, publicado em 2023 pela editora Intermeios.

Carlos Reiniger de Azevedo Moura – Calito

Colecionador de obras de arte e de objetos relacionados à imigração alemã e italiana no Rio Grande do Sul. Arquiteto, foi professor universitário na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e na UnB (Universidade de Brasília), atuando como instrutor de ensino e design. Realizou curso de especialização no Bowcentrum, em Roterdã, Holanda, e estágio docente na AA School of Architecture, no Reino Unido.

Maria Cristina Cuervo de Azevedo Moura – Tina

Organiza, junto com Calito, a Coleção Azevedo Moura. Arquiteta, atua desde 1974 nas áreas de arquitetura de interiores, projetos expográficos e design de móveis, com prêmios em concursos nacionais e internacionais. Presta consultoria em design para projetos de artesanato em diversos estados do Brasil.

Ana Luisa Cuervo Lo Pumo – Lui

Arquiteta e designer. Atua nas áreas de arquitetura de interiores, expografia e design de móveis. Também trabalha como consultora em design para projetos de artesanato no Brasil e no exterior. Foi premiada em diversos concursos de design, como os do Museu da Casa Brasileira e do Salão Design Móvel Sul.

Denise Peixoto

Supervisora da Seção Técnico-Científica de Educação, Museografia e Ação Cultural do Museu Paulista da USP. Bacharel e licenciada em História pela Universidade de São Paulo, possui especializações em Educação Ambiental e Metodologia do Ensino pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), além de mestrado em Arqueologia com ênfase em Educação pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.

Museu do Ipiranga durante obras de restauro em 2021
Foto: José Rosael

Curso: Conservação Preventiva de Acervos – Módulo 1: O Impacto do Edifício e seu Entorno

Proteger os acervos de instituições como museus, arquivos, bibliotecas e centros de memórias é um desafio que requer conhecimento específico. Por isso, o Museu Paulista da USP apresenta a quarta edição do curso “Conservação Preventiva de Acervos – Módulo 1: O Impacto do Edifício e seu Entorno”.

Entre maio e julho de 2025, pesquisadores e profissionais de conservação poderão aprender com docentes e especialistas da área os métodos para proteger e manter acervos em boas condições. O curso é destinado a profissionais com pelo menos três anos de experiência em bibliotecas, museus, arquivos e instituições culturais.

A metodologia híbrida combina aulas online e encontros presenciais, incluindo visitas técnicas. Os participantes vão aplicar os conhecimentos diretamente na instituição onde trabalham, desenvolvendo um diagnóstico prático.

O curso aborda desafios como qualidade ambiental, avaliação pós-ocupação,  conservação preventiva, gestão de riscos e sistemas de climatização. Os professores são docentes e especialistas da Universidade de São Paulo e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Curso online e presencial
Período: às quintas e sextas-feiras entre 5 de maio e 4 de julho, das 8h30 às 12h
Carga horária: 36 horas
Inscrições: até 22/04, neste link
Vagas: 25 (selecionadas a partir de análise de currículo e carta de interesse dos candidatos)
Público-alvo: profissionais e pesquisadores que trabalham ou fazem pesquisas relacionadas a acervos culturais.

Investimento: R$ 200,00 (duzentos reais)

  • Até 4 (quatro) vagas gratuitas, mediante análise de justificativa apresentada;
  • 50% de desconto para estudantes de pós-graduação e para servidores USP, mediante comprovação.

 

Requisitos:

  1. Ter concluído a graduação;
  2. Ter disponibilidade para participar das aulas, dos atendimentos e das atividades programadas;
  3. Atuar ou realizar pesquisas com acervos ou áreas afins há pelo menos 3 anos;
  4. Trabalhar diretamente com o acervo USP;
  5. Trabalhar ou pesquisar em uma unidade USP;
  6. Trabalhar ou pesquisar com acervos em outra instituição cultural.

 

Programação

  • Aulas 1, 2 e 3: Avaliação Pós-Ocupação (APO) e qualidade ambiental aplicadas ao patrimônio – Prof.ª Juliana Saft
  • Aulas 4, 5 e 6: Instrumentos de Avaliação Pós-Ocupação (APO) aplicados ao patrimônio – Prof.ª Sheila Walbe Ornstein
  • Aulas 7, 8 e 9: Conservação preventiva de coleções – Ina Hergert
  • Aulas 10, 11 e 12: Ferramentas e instrumentos de gestão de riscos aplicadas ao patrimônio – Prof.ª Rosaria Ono
  • Aulas 13, 14 e 15: Sistemas de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado) para acervos – Prof. Alberto Hernandez 
  • Aula 16: Visita técnica presencial / Atividade prática (10/06)
  • Aula 17: Atendimento remoto (18/06)
  • Aula 18: Atendimento remoto (26/06)
  • Aula 19: Apresentação do trabalho – parte 1 – híbrida (04/07)
  • Aula 20: Apresentação do trabalho – parte 2 – híbrida com visita presencial ao final (04/07)

 

Será oferecido certificado aos que participarem em 75% das atividades e entregarem o trabalho final.

Disciplinas optativas

Vagas: 5 pessoas por disciplina
Público-alvo: graduandos que não estão matriculados na USP
Local: Sala de aula do Museu do Ipiranga
Inscrições: enviar pedido de inscrição para o e-mail apoioacadmp@usp.br

 

Imagens e Relatos: Viajantes e a Construção de Narrativas

Partindo-se da premissa da mudança de entendimento do mundo a partir da Ilustração (século 18) e do forte empenho em catalogar seres animados e inanimados, a disciplina se concentra em alguns dos relatos e imagens produzidos por artistas-cientistas-viajantes estrangeiros que percorreram parcela da província/estado de São Paulo ao longo do século 19. Terá como contrapontos as representações produzidas por alguns membros locais e como os mesmos elementos são interpretados, como tais imagens e textos foram apropriados para uma determinada construção histórica, em especial por Afonso d’Escragnolle Taunay, quando diretor do Museu Paulista (1917-1945).

Ministrante: Prof.ª Ana Paula Nascimento
Período das aulas: 27/2 a 12/6 (Todas às quintas-feiras das 14h às 18h)
Ementa completa: clique aqui

 

Introdução ao Estudo da Cultura Material

Pretende-se apresentar os paradigmas teóricos e metodológicos que orientam, nas ciências humanas, a reflexão sobre o lugar da materialidade nas relações sociais. Apesar do significativo aumento de pesquisas relacionadas à cultura material, faz-se necessário identificar as especificidades das fontes materiais por meio de discussões epistemológicas e exercícios de análise, evitando-se o tratamento ilustrativo, periférico e de viés logocêntrico, ainda recorrente para esse tipo de documentação. Espera-se oferecer aos alunos um quadro amplo, mas seletivo, das experiências com as fontes materiais, para que, por meio delas, o aluno se sinta capacitado e estimulado a empreender sua própria pesquisa. Propõe-se como ponto de partida a análise morfológica das fontes materiais e, a partir dela, novas questões que possam levá-los a uma melhor articulação das evidências imediatas da documentação com suas implicações nos agenciamentos que tais documentos desempenharam em contextos historicamente definidos.

Ministrante: Prof.ª Vânia Carneiro de Carvalho
Período das aulas: 25/2 a 8/7 (Todas as terças-feiras das 14h às 18h)
Ementa completa: clique aqui

 

Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil: Conceitos, Políticas Públicas, Estratégias

Fornecer aos alunos noções básicas sobre as estratégias de preservação do patrimônio cultural no Brasil relativas tanto às manifestações materiais quanto imateriais ou intangíveis, bem como sobre as transformações conceituais que balizaram as políticas públicas de preservação, especialmente do tombamento e de criação de museus; abordar os processos históricos de construção de políticas públicas de preservação do patrimônio cultural brasileiro nas esferas federal, estadual e municipal, verificando as variações de critérios seletivos e de inventário quanto às manifestações do patrimônio cultural; explicitar contornos ideológicos das políticas públicas de preservação do patrimônio cultural e suas relações com a afirmação de identidades coletivas no Brasil.

Ministrante: Prof. David William Aparecido Ribeiro
Período das aulas: 25/2 a 8/7 (Todas as terças-feiras das 14h às 18h)
Ementa completa: clique aqui