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Mensagens do tempo presente: escritas e imagens como patrimônio cultural - 2ª Edição
Data: 10 de maio (sábado)
Horário: 10h (credenciamento a partir das 9h30, com tolerância de entrada de 15 minutos)
Local: Auditório do Museu do Ipiranga
Classificação: A partir 15 anos
Acessibilidade: Intérprete de Libras
Haverá emissão de certificado de participação aos interessados.
Inscrições gratuitas: De 14/4 a 04/05 neste link.
Ao caminhar pelas ruas da cidade, uma diversidade de imagens e escritas capturam nosso olhar apressado. Painéis de azulejos que resistem ao tempo, letreiros desenhados à mão que anunciam o comércio popular — cada expressão visual tem muito a dizer sobre os valores, afetos e aspirações de seus autores, que mesmo anonimamente, enriquecem as paisagens urbanas com as suas obras.
Para refletir sobre o valor cultural dessas manifestações, o Museu do Ipiranga realiza a segunda edição do encontro Mensagens do tempo presente: escritas e imagens como patrimônio cultural, um dia inteiro de atividades especiais e gratuitas, dedicado à troca de saberes e à valorização das histórias visuais que documentam o presente.
Confira a programação completa:
10h às 12h – Bate-papo com Filipe Grimaldi e Douglas Nascimento
Douglas Nascimento, comunicador, pesquisador e ativista sobre a cultura e o patrimônio histórico, comentará os painéis azulejados ilustrados que enfeitam residências e edifícios de São Paulo, analisando sua autoria, temas e os desafios na identificação dos remanescentes. Na sequência, Filipe Grimaldi, artista-letrista de São Paulo, abordará os diferentes estilos caligráficos utilizados em cartazes comerciais pelo Brasil, feitos por letristas profissionais e amadores, os chamados “abridores de letras”.
14h às 15h – Visita mediada “Painéis de azulejos no bairro do Ipiranga”
Acompanhados por Douglas Nascimento, os participantes farão um percurso pelas ruas próximas ao Parque da Independência, visitando residências e edifícios que ainda preservam antigos painéis de azulejos em suas fachadas.
Vagas: 20 pessoas (seleção por sorteio, realizado durante a programação da manhã).
14h às 17h – Oficina “Pintura de Letra Popular”
Ministrada por Filipe Grimaldi, esta oficina introdutória explora a técnica da pintura de letras e a composição de letreiros feitos à mão com pincel de letrista. A atividade combina teoria e prática, abordando diferentes estilos caligráficos utilizados por letristas populares. Todo o material será fornecido aos participantes.
Vagas: 20 pessoas (seleção por sorteio, realizado durante a programação da manhã).
Participe!

Museu do Ipiranga durante obras de restauro em 2021
Foto: José Rosael
Curso: Conservação Preventiva de Acervos – Módulo 1: O Impacto do Edifício e seu Entorno
Proteger os acervos de instituições como museus, arquivos, bibliotecas e centros de memórias é um desafio que requer conhecimento específico. Por isso, o Museu Paulista da USP apresenta a quarta edição do curso “Conservação Preventiva de Acervos – Módulo 1: O Impacto do Edifício e seu Entorno”.
Entre maio e julho de 2025, pesquisadores e profissionais de conservação poderão aprender com docentes e especialistas da área os métodos para proteger e manter acervos em boas condições. O curso é destinado a profissionais com pelo menos três anos de experiência em bibliotecas, museus, arquivos e instituições culturais.
A metodologia híbrida combina aulas online e encontros presenciais, incluindo visitas técnicas. Os participantes vão aplicar os conhecimentos diretamente na instituição onde trabalham, desenvolvendo um diagnóstico prático.
O curso aborda desafios como qualidade ambiental, avaliação pós-ocupação, conservação preventiva, gestão de riscos e sistemas de climatização. Os professores são docentes e especialistas da Universidade de São Paulo e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
Curso online e presencial
Período: às quintas e sextas-feiras entre 5 de maio e 4 de julho, das 8h30 às 12h
Carga horária: 36 horas
Inscrições: até 22/04, neste link
Vagas: 25 (selecionadas a partir de análise de currículo e carta de interesse dos candidatos)
Público-alvo: profissionais e pesquisadores que trabalham ou fazem pesquisas relacionadas a acervos culturais.
Investimento: R$ 200,00 (duzentos reais)
- Até 4 (quatro) vagas gratuitas, mediante análise de justificativa apresentada;
- 50% de desconto para estudantes de pós-graduação e para servidores USP, mediante comprovação.
Requisitos:
- Ter concluído a graduação;
- Ter disponibilidade para participar das aulas, dos atendimentos e das atividades programadas;
- Atuar ou realizar pesquisas com acervos ou áreas afins há pelo menos 3 anos;
- Trabalhar diretamente com o acervo USP;
- Trabalhar ou pesquisar em uma unidade USP;
- Trabalhar ou pesquisar com acervos em outra instituição cultural.
Programação
- Aulas 1, 2 e 3: Avaliação Pós-Ocupação (APO) e qualidade ambiental aplicadas ao patrimônio – Prof.ª Juliana Saft
- Aulas 4, 5 e 6: Instrumentos de Avaliação Pós-Ocupação (APO) aplicados ao patrimônio – Prof.ª Sheila Walbe Ornstein
- Aulas 7, 8 e 9: Conservação preventiva de coleções – Ina Hergert
- Aulas 10, 11 e 12: Ferramentas e instrumentos de gestão de riscos aplicadas ao patrimônio – Prof.ª Rosaria Ono
- Aulas 13, 14 e 15: Sistemas de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado) para acervos – Prof. Alberto Hernandez
- Aula 16: Visita técnica presencial / Atividade prática (10/06)
- Aula 17: Atendimento remoto (18/06)
- Aula 18: Atendimento remoto (26/06)
- Aula 19: Apresentação do trabalho – parte 1 – híbrida (04/07)
- Aula 20: Apresentação do trabalho – parte 2 – híbrida com visita presencial ao final (04/07)
Será oferecido certificado aos que participarem em 75% das atividades e entregarem o trabalho final.

Brasões das cidades de Guarulhos, Laguna, São Vicente e Porto Segundo
Fonte: Coleção José Wasth Rodrigues do Museu Paulista/USP
Palestra: Pinturas em aquarela e guache de José Wasth Rodrigues: materialidade, técnica e preservação
Palestra presencial
Data: 26 de abril (sábado)
Horário: das 14h às 18h
Carga horária: 4h
Vagas: 200
Local: Auditório do Museu do Ipiranga
Inscrições gratuitas: De 25/3 a 21/4 neste link.
A ciência pode ser uma grande aliada dos museus na preservação e compreensão das obras de arte históricas. É isso que a pesquisadora Isabela Ferreira Sodré defende na palestra Pinturas em aquarela e guache de José Wasth Rodrigues: materialidade, técnica e preservação. No evento, ela apresenta os principais resultados da investigação sobre as pinturas de brasões municipais pertencentes à Coleção José Wasth Rodrigues, sob a guarda do Museu Paulista da USP.
A pesquisa, financiada pela FAPESP, foi conduzida de forma transdisciplinar, empregando métodos físico-químicos para analisar a materialidade das obras, identificar os pigmentos utilizados pelo artista e diagnosticar eventuais processos de degradação. O estudo trouxe novas perspectivas sobre as técnicas de pintura em aquarela e guache aplicadas nesses trabalhos, além de contribuir para estratégias de conservação dessas peças.
A palestra abordará a importância da caracterização química para a preservação de bens históricos, os desafios na análise de obras sobre papel e os impactos do estudo na compreensão dos aspectos materiais e técnicos da coleção.
Este evento faz parte do ciclo Encontro com a Pesquisa, uma iniciativa do Museu Paulista da USP para aproximar o público das investigações realizadas a partir de seus acervos. Ao longo de 2025, serão promovidos 12 encontros mensais, sempre aos sábados, trazendo novas perspectivas sobre história e cultura material.

Visita mediada: Representações indígenas em diálogo
Presencial
Em Português
Data e horário: 05, 06, 12, 19 e 26/4 | 14h
Ponto de encontro: Saguão, ao lado da Escadaria
Público-alvo: espontâneo
Número de vagas: 20
Em Libras
Data e horário: 02, 06, 09, 16, 23 e 30/4 | 15h
Ponto de encontro: Acolhimento, ao lado da bilheteria
Público-alvo: espontâneo
Número de vagas: 10
Para ambas, não é necessário inscrição prévia.
A visita convida o público a refletir sobre as representações dos povos indígenas nas coleções do Museu Paulista. A ideia é evidenciar os tensionamentos e contrastes entre visões acadêmicas e artísticas ao longo do tempo, destacando como essas interpretações ajudam ou não a compreender as vivências e resistências indígenas no Brasil, especialmente no contexto paulista.

Construindo memória em um museu de história
Atividade presencial
Datas e horário: 08, 15 e 22 de abril, das 14h às 16h30
Vagas: 20
Público-alvo: pessoas com mais de 60 anos
Local: Ateliê 1 do Museu do Ipiranga
Inscrição gratuita: De 17 a 28 de março pelo link: https://forms.gle/SeJjtZJ2Z5RvRE3P7
A memória é um elo entre gerações, permitindo que histórias, conhecimentos e experiências sejam compartilhados e preservados ao longo do tempo. A atividade “Construindo memória em um museu de história” tem como objetivo criar um espaço de socialização, valorização da diversidade cultural e fortalecimento das relações intergeracionais.
Ao longo de três encontros, os participantes terão a oportunidade de explorar diferentes perspectivas da história por meio de visitas mediadas às exposições Mundos do Trabalho, Passados Imaginados e Casas e Coisas. Cada visita será seguida de uma oficina temática, e que os participantes poderão trocar experiências, refletir sobre suas próprias memórias e expressar suas percepções por meio de atividades práticas.
Programação das exposições:
- Mundos do Trabalho – Reflexões sobre o trabalho ao longo da história do Brasil e sua influência na vida cotidiana.
- Passados Imaginados – O impacto das representações históricas e a construção de novas leituras sobre o passado.
- Casas e Coisas – A relação entre o espaço doméstico e as identidades sociais ao longo do tempo.
Esta é uma oportunidade especial para pessoas com mais de 60 anos se conectarem com a história e fortalecerem seus laços com a cultura e a memória.
Participe!

Dia de gratuidade Shell
Visitação gratuita
Data: 13 de abril (domingo)
Horário: das 10h às 17h (última entrada: 16h)
No dia 13 de abril, a Shell, uma das mantenedoras do Museu do Ipiranga, oferece entrada gratuita em celebração ao aniversário da empresa. Com essa iniciativa, os visitantes poderão aproveitar a programação especial preparada para a data, incluindo a visita ao edifício-monumento e ao acervo em exposição.
Os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria, no dia da visita, a partir das 10h. Programe-se e venha viver essa experiência!

Visita mediada: Ausências e presenças: Representações das mulheres no Museu Paulista
Presencial
Data e horário: 08, 15 e 29/03 às 14h
Público-alvo: espontâneo
Número de vagas: 20
Ponto de encontro: no Saguão, ao lado da Escadaria.
Inscrição: não é necessário
O roteiro propõe debater as ausências e presenças de mulheres nas narrativas da história brasileira presentes no acervo do Museu Paulista, dialogando com produções artísticas contemporâneas. Será discutido como as obras permitem apreender quais os papéis sociais atribuídos às mulheres a partir do século XX e suas reverberações na atualidade.

Curso: Mapas e textos na construção da História
Curso presencial
Datas: 25/03 a 10/06 (terças-feiras)
Horário: 8h30 às 12h30
Local: Auditório do Museu do Ipiranga
Carga horária: 48h
Certificado: Emitido para participantes com pelo menos 75% de frequência
Valor da inscrição: R$ 50,00 (pagamento via boleto bancário)
Isenção: Professores da Rede Pública e pós-graduandos da USP podem solicitar gratuidade até 17/03, enviando e-mail com comprovante de vínculo para apoioacadmp@usp.br
Vagas: 200
Inscrições: De 24/02 a 19/03, no link. [PRORROGADAS]
Os mapas contam histórias. Textos descrevem territórios. Quando combinados, revelam percursos, limites e transformações que ajudaram a moldar o Brasil. O curso de extensão Mapas e textos na construção da História explora essa relação entre registros cartográficos e fontes escritas, permitindo uma compreensão mais profunda da ocupação e divisão territorial ao longo dos séculos.
A partir de exemplos concretos de pesquisa, as aulas percorrem desde a navegação costeira e as capitanias hereditárias até as incursões pelo sertão e a ocupação da Amazônia. Mapas históricos, roteiros de viagem e relatos documentais são utilizados para reconstruir os caminhos que formaram o país. Afinal, os textos sem mapas são cegos, e os mapas sem textos são mudos.
Ministrado por Jorge Pimentel Cintra, o curso é voltado ao público com formação universitária e oferece uma experiência imersiva na interseção entre história, geografia e cultura material.
PROGRAMA
Bloco A
- A toponímia e ocupação da costa brasileira: mapas e roteiros
- Comparação do Tratado descritivo do Brasil com mapas da época, em particular o Roteiro de todos os sinais
- As Capitanias Hereditárias na gênese dos limites dos atuais estados brasileiros
- Os mapas de Luís Teixeira e Bartolomeu Velho e as cartas de doação das Capitanias, na delimitação do território. Visão geral da formação dos territórios estaduais, em particular o do Rio de Janeiro.
- A reconstrução dos ataques de Manuel Preto às missões no Guairá.
- Um fato histórico que ilustra a penetração nos sertões. O mapa de Céspedes Xeria, o mapa Parte do Governo de São Paulo e os documentos do Arquivo das Índias. A presença do Tupi na toponímia.
- Exploração e ocupação da Amazônia
- Os exploradores, os roteiros de viagem e os mapas antigos da Amazônia, até 1750. Missões e vilas.
- Cartografia, textos e imagens do Brasil Holandês
- Brasil Holandês: Os mapas de MarcGrave, as iluminuras de Franz Prost e os primeiros relatos: O Castrioto Lusitano e O valeroso Lucideno.
- Relatos e mapas das monções e a ocupação da região oeste do Brasil
- As rotas fluviais para Cuiabá e seu prolongamento para Vila Bela e Mato Grosso. Os caminhos por terra. A cartografia dessas rotas.
Bloco B
- Metodologias para a determinação de caminhos em nível de detalhe: de São Paulo a Itu.
- Combinando relatos de viajantes e mapas antigos para a recuperação de traçados de caminhos antigos. Peabiru: o que se sabe e o que se imagina. Os antigos e modernos caminhos de Itu.
- Os caminhos de São Paulo a Santos, os relatos da Independência e o trajeto de D. Pedro
- Mostrar com esse exemplo concreto a interação entre os mapas antigos e os relatos históricos na determinação desse traçado.
- Os caminhos e os mapas de Minas Gerais. A rota de Fernão Dias
- Trabalhando com documentos originais: os primórdios da penetração do atual território de Minas Gerais. Exploração do território por Fernão Dias: assentamento de arraiais e os caminhos de São Paulo a Minas.
- História, tradição oral, lenda e romance: um estudo sobre Pedro Taques
- Comparação dos escritos de Pedro Taques com fontes anteriores manuscritas (AHU e outras) e escritos de autores posteriores: Azevedo Marques, Carvalho Franco e Taunay. Criação de romances, filmes e poemas épicos. Selecionando dois personagens como exemplo: Pedro Leme, o Torto e Fernão Dias.
- Reconstruindo as divisas de sesmarias, municípios, estados e países, a partir de descrições
- Tentativas de reconstruir os limites de sesmarias, rocios e municípios. Questões de divisas estaduais e nacionais.
- Mapas e textos na determinação do local de acontecimentos históricos
- Partindo da pesquisa que determinou o local da proclamação da Independência do Brasil, analisar a heurística de busca de mapas e textos que permitiram essa determinação, com a ajuda de programas de cartografia digital.

Disciplinas optativas
Vagas: 5 pessoas por disciplina
Público-alvo: graduandos que não estão matriculados na USP
Local: Sala de aula do Museu do Ipiranga
Inscrições: enviar pedido de inscrição para o e-mail apoioacadmp@usp.br
Imagens e Relatos: Viajantes e a Construção de Narrativas
Partindo-se da premissa da mudança de entendimento do mundo a partir da Ilustração (século 18) e do forte empenho em catalogar seres animados e inanimados, a disciplina se concentra em alguns dos relatos e imagens produzidos por artistas-cientistas-viajantes estrangeiros que percorreram parcela da província/estado de São Paulo ao longo do século 19. Terá como contrapontos as representações produzidas por alguns membros locais e como os mesmos elementos são interpretados, como tais imagens e textos foram apropriados para uma determinada construção histórica, em especial por Afonso d’Escragnolle Taunay, quando diretor do Museu Paulista (1917-1945).
Ministrante: Prof.ª Ana Paula Nascimento
Período das aulas: 27/2 a 12/6 (Todas às quintas-feiras das 14h às 18h)
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Introdução ao Estudo da Cultura Material
Pretende-se apresentar os paradigmas teóricos e metodológicos que orientam, nas ciências humanas, a reflexão sobre o lugar da materialidade nas relações sociais. Apesar do significativo aumento de pesquisas relacionadas à cultura material, faz-se necessário identificar as especificidades das fontes materiais por meio de discussões epistemológicas e exercícios de análise, evitando-se o tratamento ilustrativo, periférico e de viés logocêntrico, ainda recorrente para esse tipo de documentação. Espera-se oferecer aos alunos um quadro amplo, mas seletivo, das experiências com as fontes materiais, para que, por meio delas, o aluno se sinta capacitado e estimulado a empreender sua própria pesquisa. Propõe-se como ponto de partida a análise morfológica das fontes materiais e, a partir dela, novas questões que possam levá-los a uma melhor articulação das evidências imediatas da documentação com suas implicações nos agenciamentos que tais documentos desempenharam em contextos historicamente definidos.
Ministrante: Prof.ª Vânia Carneiro de Carvalho
Período das aulas: 25/2 a 8/7 (Todas as terças-feiras das 14h às 18h)
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Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil: Conceitos, Políticas Públicas, Estratégias
Fornecer aos alunos noções básicas sobre as estratégias de preservação do patrimônio cultural no Brasil relativas tanto às manifestações materiais quanto imateriais ou intangíveis, bem como sobre as transformações conceituais que balizaram as políticas públicas de preservação, especialmente do tombamento e de criação de museus; abordar os processos históricos de construção de políticas públicas de preservação do patrimônio cultural brasileiro nas esferas federal, estadual e municipal, verificando as variações de critérios seletivos e de inventário quanto às manifestações do patrimônio cultural; explicitar contornos ideológicos das políticas públicas de preservação do patrimônio cultural e suas relações com a afirmação de identidades coletivas no Brasil.
Ministrante: Prof. David William Aparecido Ribeiro
Período das aulas: 25/2 a 8/7 (Todas as terças-feiras das 14h às 18h)
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