Museu do Ipiranga

Eventos

Foto: Ricardo Carvalho.

Música no Museu com Adriana sanchez

Evento gratuito
Data: 25 de janeiro (sábado)
Horário: 11h 
Local: Auditório do Museu do Ipiranga
Ingressos gratuitos: Retirada com uma hora de antecedência, na bilheteria do Museu do Ipiranga. Sujeito à disponibilidade. 
Classificação Livre
Evento Acessível em Libras

No dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, às 11h, o auditório do Museu do Ipiranga será palco de uma apresentação imperdível com a cantora e multi-instrumentista Adriana Sanchez, reconhecida por sua sólida carreira no cenário musical brasileiro.

O repertório inclui grandes canções de cantores e compositores como Paulo Vanzolini, Tom Zé, Rita Lee, Maria Rita e Adoniran Barbosa, acompanhada por sua banda, composta por baixo, bateria, teclado e guitarra. A performance, que terá a presença de um intérprete de Libras, inclui, ainda, canções de Luiz Gonzaga, homenageando os viajantes que partiram do Nordeste e firmaram raízes em São Paulo. 

A atração é um oferecimento da Atlas Schindler, empresa parceira do Museu do Ipiranga.

Para participar, retire o ingresso gratuitamente às 10h, na bilheteria do Museu do Ipiranga. Ingressos sujeitos à disponibilidade.

Férias no Museu do Ipiranga

No mês de janeiro, o público vai se divertir e aprender com a programação especial de férias do Museu do Ipiranga. Uma série de atividades está prevista para a semana do aniversário de São Paulo, entre os dias 21 e 26 de janeiro. 

As visitas mediadas incluem experiências interativas, nas quais os participantes explorarão aspectos do acervo, como os objetos das exposições “Mundos do Trabalho” e “Territórios em Disputa”, por meio de desafios e charadas. 

A programação também conta com atividades ligadas a teatro, arte contemporânea e meio ambiente. Haverá oficinas de modelagem de argila e de colagem a partir de técnicas de serigrafia e aquarela, inspiradas na exposição temporária “Onde há fumaça: arte e emergência climática”, além de uma experiência de improvisação cênica com base nas obras das exposições.

A programação ainda oferece atividades para crianças surdas e sinalizantes.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:  

Sala de jogos
Atividade gratuita, mediante aquisição de ingresso do Museu do Ipiranga
Dia e horário: de 21 a 26 de janeiro, das 10h30 às 16h30 
Faixa etária: livre 
Local: sala de descanso da exposição “Para Entender o Museu” 

Visitas mediadas
Inscrições neste link

O museu não é só para gente grande!
Esta visita propõe uma série de atividades utilizando objetos e um guia de exploração do museu. A intenção é estimular a criança a conhecer as coleções e exposições por meio de recursos lúdicos e abordagens divertidas, que questionam o universo das coisas construídas pelos adultos.
Faixa etária: de 4 a 6 anos
Quantidade de vagas: 10 crianças por horário acompanhadas pelos responsáveis
Dia e horário: 21 a 26/01, às 11h
Libras: 21 e 23, às 11h
Duração: 1 hora
Ponto de encontro: no Saguão, ao lado da Escadaria 

Solucionando enigmas no museu
Esta visita propõe uma série de atividades utilizando objetos e um guia de exploração do museu. Por meio de desafios e charadas, as crianças são estimuladas a explorar o museu a partir de sua própria vivência no espaço expositivo. A publicação conta com atividades práticas de desenho e dobradura, além de apresentar propostas que mobilizam diversos saberes possibilitando uma troca entre os universos infantil e adulto.
Faixa etária: de 7 a 10 anos
Quantidade de vagas: 10 crianças por horário acompanhadas pelos responsáveis
Dia e horário: 21 a 26/01, às 13h
Libras: 21 e 23, às 13h
Duração: 1 hora
Ponto de encontro: no Saguão, ao lado da Escadaria

Os rios de muitas voltas
Nesta visita, as crianças serão convidadas a observar detalhes escondidos nas obras de algumas exposições do museu para debater a presença e importância dos rios no cotidiano das cidades. As obras exploradas na visita serão: “Partida da Monção”, “Inundação da Várzea do Carmo” e “Independência ou Morte”.
Faixa etária: 4 a 10 anos
Quantidade de vagas: 10 crianças por horário acompanhadas pelos responsáveis
Dia e horário: 21, 23 e 25, às 14h30
Duração: 1 hora
Ponto de encontro: no Acolhimento, ao lado da bilheteria 

Vivendo o território: passado e presente
Esta visita propõe analisar as obras da exposição temporária “Onde Há Fumaça: arte e emergência climática” para identificar o modo de produção do território no processo histórico do Brasil. O público será convidado a debater os impactos socioambientais e as alternativas antagônicas vivenciadas no passado e presente do país.
Faixa etária: livre
Quantidade de vagas: 20
Dia e horário: 22, 24 e 26, às 14h30
Duração: 1 hora
Ponto de encontro: no Acolhimento, ao lado da bilheteria 

Oficinas
Inscrições neste link

Semear e brincar com a terra
A atividade começará com a visita à exposição temporária “Onde há fumaça: arte e emergência climática”, incentivando as crianças a refletirem sobre a importância da terra para a vida e a alimentação. Depois, no Ateliê do Educativo, participarão de uma oficina de modelagem de argila para criar memórias da visita.
Faixa etária: crianças de 6 a 12 anos
Quantidade de vagas: 10 crianças por horário acompanhadas pelos responsáveis
Dia e horário: 22, 24 e 25, às 11h30 (todas também em Libras)
Duração: 1 hora
Ponto de encontro: no Acolhimento, ao lado da bilheteria 

Arte em cartaz
A oficina propõe refletir sobre como a arte contemporânea usa técnicas como recortes, colagens, serigrafias e aquarelas para expressar críticas sociais. Com base nas obras da exposição “Onde há fumaça: arte e emergência climática”, os participantes criarão cartazes artísticos e críticos que abordem questões sociais, ambientais e políticas. Ao final, cada participante poderá levar o cartaz para casa ou deixá-lo em exposição no Museu.
Faixa etária: Acima de 9 anos
Quantidade de vagas: 15 crianças por horário acompanhadas pelos responsáveis
Dia e horário: 22, 24 e 26 às 14h30
Duração: 2h
Ponto de encontro: no Acolhimento, ao lado da bilheteria 

Teatro Imagem: improvisação na exposição Mundos do Trabalho
Quais histórias as imagens nos contam? E quais histórias podemos criar a partir delas? Nesta oficina, inspirada na abordagem do Teatro Imagem, que integra a estética do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, vamos explorar essas questões a partir de obras visuais da exposição Mundos do Trabalho. Ao observarmos e interpretarmos as imagens, buscaremos compreender as histórias e realidades que elas representam – sejam elas do passado, do presente ou imaginadas. Assim, os participantes serão convidados a transformar essas imagens em cenas vivas, através de improvisações em que a palavra não será necessária. Usando apenas o corpo, vamos criar narrativas e provocar reflexões sobre os temas presentes nas imagens.
Faixa etária: A partir de 16 anos
Quantidade de vagas: 15
Dia e horário: 21, 23 e 25 às 14h30
Duração: 1 hora
Ponto de encontro: no Acolhimento, ao lado da bilheteria

Dia de gratuidade Shell

Visitação gratuita
Data: 26 de janeiro (domingo)
Horário: das 10h às 17h (última entrada: 16h) 

No dia 26 de janeiro, a Shell, uma das mantenedoras do Museu do Ipiranga, oferece entrada gratuita em celebração ao aniversário de São Paulo. Com essa iniciativa, os visitantes poderão aproveitar a programação especial preparada para a data, incluindo a visita ao edifício-monumento, ao acervo em exibição e ao mirante, que oferece uma vista panorâmica da cidade.

Os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria, no dia da visita, a partir das 9h. Programe-se e venha aproveitar o feriado no Museu do Ipiranga!

Palestra: Representando as origens: as fundações de São Paulo e São Vicente na pintura (1900 a 1954)

Palestra presencial
Data: 25 de janeiro (sábado)
Horário: das 14h às 18h
Carga horária: 4h
Vagas: 200
Local: Auditório do Museu do Ipiranga
Inscrições gratuitas: Até 17/01 neste link. 

A palestra “Representando as origens: as fundações de São Paulo e São Vicente na pintura brasileira (1900-1954)”, ministrada pela Prof.ª Drª. Michelli Cristine Scapol Monteiro e pelo Me. Eduardo Polidori, analisa duas pinturas presentes na exposição “Passados Imaginados”: Fundação de São Vicente (1900), de Benedito Calixto, e Fundação de São Paulo (1907), de Oscar Pereira da Silva, destacando o desenvolvimento da curadoria histórica em um museu universitário especializado em cultura material.

A aula apresenta, ainda, as reflexões propostas na sala “Aliança ou conflito”, onde estão expostas as telas. Nela, são problematizadas as representações do encontro entre indígenas, europeus e católicos veiculadas em pinturas históricas do Brasil a partir da segunda metade do século XIX. Da mesma forma, a narrativa da exposição será contextualizada por meio de discussões teóricas que articulam os estudos visuais do passado brasileiro e paulista à história da arte.

Essa palestra é a primeira do ciclo “Encontros com a Pesquisa”, que acontece ao longo de todo o ano de 2025 e busca difundir trabalhos desenvolvidos por pesquisadores ligados ao Museu Paulista da USP, bem como investigações de pesquisadores externos, cujos estudos partem dos diferentes acervos da instituição.

Curso: Ensinar e aprender com acervos dos museus

Curso presencial
Datas: 13 a 17 de janeiro (segunda a sexta-feira)
Horário: das 14h às 18h
Carga horária: 30h
Vagas: 80
Local: Auditório do Museu do Ipiranga
Inscrições gratuitas: Até 5/12 neste link. Confirmação necessária entre 6 e 15 de dezembro de 2024 para garantir a vaga. 

A integração entre arte, cultura e educação amplia horizontes, permitindo que alunos explorem diferentes perspectivas, valorizem a diversidade e aprofundem a compreensão sobre a nossa história.

Nesse contexto, o curso “Ensinar e aprender com acervos dos museus” apresenta o novo Museu do Ipiranga como um recurso pedagógico, discutindo estratégias para trabalhar com a cultura material e visual em sala de aula.

A programação combina conceitos teóricos e atividades práticas, abordando temas como educação museal, cultura material e visual, e acessibilidade. No encerramento, uma oficina prática permitirá aos participantes desenvolver projetos educativos aplicáveis no cotidiano escolar.

A atividade faz parte da 25ª edição do Encontro USP-Escola, iniciativa voltada à formação continuada de educadores da rede pública, organizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Uma oportunidade valiosa de atualização e desenvolvimento profissional.

Participe! 

Pular para o conteúdo