Eventos
Curso: Conservação do Patrimônio Cultural: Desafios e Práticas
Curso on-line
Datas: 18 e 19 de novembro (segunda e terça-feira)
Horário: das 18h às 21h
Carga horária: 6h
Vagas: 500
Local: O curso será realizado em ambiente virtual, por meio do perfil do Museu do Ipiranga na plataforma YouTube.
Inscrições gratuitas: Até 13/11 neste link. Professores e alunos devem preencher a ficha de inscrição no link informado e encaminhar a cópia do documento de vínculo institucional via e-mail: apoioacadmp@usp.br.
Informações: e-mail: apoioacadmp@usp.br, tels. (11) 2065-8075/6644
Objetos culturais, sejam eles de valor afetivo ou histórico, exigem atenção e cuidados específicos para serem preservados e apreciados pelas gerações futuras. No Museu do Ipiranga, as coleções passam por rigorosos processos de conservação para garantir sua integridade e autenticidade ao longo do tempo. No curso “Conservação do Patrimônio Cultural: Desafios e Práticas”, oferecido pelo Museu, exploraremos os aspectos fundamentais da preservação de bens culturais, abordando as práticas e os desafios encontrados em áreas de guarda e espaços expositivos.
O curso busca capacitar os participantes com conhecimentos sobre as rotinas e os cuidados necessários para a preservação de acervos museológicos, incluindo o papel dos profissionais envolvidos e a importância de uma abordagem interdisciplinar na gestão de riscos e processos de conservação. Serão apresentadas situações práticas e casos reais do Museu do Ipiranga, oferecendo uma compreensão aprofundada sobre a conservação de bens culturais.
Este curso é uma excelente oportunidade para estudantes, profissionais da área cultural e interessados no tema adquirirem uma visão abrangente sobre a conservação patrimonial.
As aulas serão remotas e transmitidas ao vivo. Para receber o certificado, os alunos deverão assinar a lista de presença em ambos os dias do curso.
Ministrantes: Ina Hergert e Juliana Bechara Saft
Programa:
Aula 01: Áreas de Guarda – Processos e Riscos
- Noções introdutórias de preservação
- Processos relativos à preservação dos objetos
- Gestão dos riscos potenciais em áreas de guarda
- Interdisciplinaridade e desafios encontrados
- Sessão de perguntas e discussões com os participantes
Aula 02: Espaços Expositivos – Processos e Riscos
- Noções introdutórias de exposição
- Processos de preparação de exposições
- Gestão dos riscos em espaços expositivos
- Interdisciplinaridade e desafios encontrados
- Sessão de perguntas e discussões com os participantes
Encontro Terreiros E(m) Museus
Ao longo da história, terreiros de religiões de matriz africana enfrentaram desafios de preservação e reconhecimento, com muitos de seus objetos sagrados sendo confiscados ou doados a museus sem o devido respeito e entendimento de seus significados. Entre os dias 28 a 30 de novembro de 2024, o Museu Paulista da USP promove o Encontro Terreiros e(m) Museus, uma oportunidade para discutir a presença e o tratamento dessas coleções em museus.
O evento, que integra a programação da Semana da Consciência Negra, busca reunir pesquisadores e detentores de saberes tradicionais para refletir sobre a materialidade sagrada dos terreiros, indo além de visões etnográficas ou folclóricas. Inspirados por iniciativas como a guarda compartilhada da coleção “Nosso Sagrado” entre o Museu da República e os povos de terreiro, o encontro visa fomentar práticas de curadoria mais inclusivas e colaborativas.
As atividades incluem rodas de conversa com estudiosos e lideranças religiosas, além de roteiro cultural e apresentação artística. O objetivo é fortalecer as metodologias e práticas de identificação e historicização de objetos sagrados presentes em museus, ressignificando-os como documentos fundamentais para a história afro-brasileira.
Programação
28/11 – Museu do Ipiranga, São Paulo – Auditório
16h – Credenciamento
16h30 – Abertura e boas-vindas
17h – Conferência de abertura “Religiões afro-brasileiras: memória, registro oral, acadêmico-literário e material” com Prof. Reginaldo Prandi (USP)
Debatedora: Solange Ferraz de Lima
18h30 – Lançamento do livro “A morte e o menino sem destino” de Reginaldo Prandi, com sessão de autógrafos com o autor
29/11 – Museu do Ipiranga, São Paulo – Auditório
9h às 10h – Credenciamento
10h às 12h – Roda de conversa: O sagrado em museus, experiências compartilhadas
Rogério Elisiário (Tat’Etu Lengulukenu – Inzo Unsaba Ria Inkosse)
Eduardo Possidonio (UFRRJ/IPN)
Lia Dias Laranjeira (UNILAB)
José Adário dos Santos (Zé Diabo, babalorixá e ferreiro de orixá)
Coord. Aline Montenegro Magalhães (MPUSP)
14h às 18h – O território negro do Ipiranga – roteiro do Ponto de Memória José Benedito Correia Leite, conduzido pelo escritor Abilio Ferreira
30/11 – Museu Republicano Convenção de Itu – Auditório do Centro de Estudos
9h – Credenciamento
10h às 12h – Roda de conversa: Os terreiros na encruzilhada dos museus
Lucas Marques (USP)
Alexandre Araujo Bispo (MAM SP)
Aline Antunes Zanatta (MRCI-MP/USP)
Sabrina Souli (Secult Itu)
Debatedor: David Ribeiro (MP/USP)
14h – Depoimento de Maria Natalina Pereira (Samba de bumbo de Itu)
15h30 – Encerramento com apresentação de samba de bumbo
Carga horária: 18 horas
Inscrições gratuitas: De 1/11 a 24/11 neste link.
Evento Acessível em Libras
Curso: Arte e emergência climática
Curso on-line
Datas: 25 e 26 de novembro (segunda e terça-feira)
Horário: das 18h às 21h
Carga horária: 6h
Vagas: 500
Local: O curso será realizado em ambiente virtual, por meio do perfil do Museu do Ipiranga na plataforma YouTube.
Inscrições gratuitas: De 30/10 a 20/11 neste link. Professores e alunos devem preencher a ficha de inscrição no link informado e encaminhar a cópia do documento de vínculo institucional via e-mail: apoioacadmp@usp.br.
Informações: e-mail: apoioacadmp@usp.br, tels. (11) 2065-8075/6644
Queimadas, enchentes, temperaturas extremas, secas, escassez de água: a situação atual de emergência climática nos desafia a repensar a ideia de progresso que nos trouxe até aqui.
Neste curso, discutiremos como a arte pode sensibilizar, informar e mobilizar a sociedade frente à crise ambiental. A partir da análise de obras do acervo histórico do Museu Paulista, veremos como representações visuais ajudaram a construir e consolidar um imaginário de progresso – ao mesmo tempo em que evidenciam processos de degradação ambiental e social ao longo do tempo.
As aulas incentivam ainda uma reflexão crítica sobre o papel dos museus na criação de novos imaginários e na ampliação da nossa compreensão sobre diferentes formas de habitar o mundo.
O curso é online e transmitido ao vivo. Para obter o certificado, os alunos deverão assinar a lista de presença em ambos os dias do curso.
Ministrantes:
Profa. Marcela Rosenburg Figueiredo
Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Arquitetura e Urbanismo também pela UFMG. Co-fundadora do grupo Micrópolis. Professora substituta do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Prof. Vítor Roscoe Papini Lagoeiro
Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e co-fundador do grupo de arquitetura e urbanismo Micrópolis.
Prof. Felipe Carnevalli De Brot
Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição (NPGAU) e mestre em Ciências Sociais pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS – Paris, França). É editor da Editora Piseagrama, co-fundador do grupo Micrópolis e pesquisador no grupo de pesquisa-extensão Cosmópolis (UFMG).
Programa:
Módulo 1: Narrativas e contra narrativas
- Narrativas históricas e colonialidade do saber
- A problemática das imagens
- Rever as imagens, repensar a história e criar novos imaginários
Módulo 2: Cidades e emergência climática
- Monocultura do pensamento, urbanização extensiva
- Crise climática como crise cultural
- Abrir o mundo a outros mundos
- Reflorestar a imaginação através da arte