Museu do Ipiranga

Eventos

Programação do Dia das Crianças

Nos dias 12 e 13 de outubro, o Museu do Ipiranga preparou uma programação especial para crianças e famílias explorarem o universo da criatividade e da história. Com atividades imperdíveis, o museu convida o público a participar de experiências que combinam diversão, aprendizado e interação com temas culturais e sociais.

Aventuras do Fazer: Oficina de Boneca(o)s com o Coletivo Trans Sol (2ª edição)
Data: 12/10, das 13h às 17h
Local: Ateliê Museu do Ipiranga (Piso Jardim)
Vagas: 20 | Inscrições gratuitas até 12/10 neste link.
Público: Crianças e pré-adolescentes, acompanhados pelos responsáveis.

Nesta oficina criativa e inclusiva, os participantes poderão confeccionar boneca(o)s com tecido cru, castanho ou marrom, pintando rostos, criando vestuário e acessórios. A atividade vai além da simples confecção, trazendo questões sobre diversidade, convivência e igualdade. Conduzida pelo Coletivo Trans Sol, que ensina costura e artes manuais a mulheres transgêneras e travestis, a oficina é um espaço de aprendizado e valorização da criatividade e autoestima.

Coordenação: Profª. Ana Paula Nascimento
Ministrantes:
Priscila Nunes: artista plástica e bonequeira
Fernanda Costa da Silva: costureira e empreendedora

Caça-detalhes
Datas: 12 e 13 de outubro
Horários: 10h30 e 13h30
Duração: 40 minutos
Público: A partir de 6 anos
Ponto de encontro: Saguão, ao lado da Escadaria (não é necessário agendamento)
Vagas: 10 pessoas por grupo.

Nesta atividade interativa, as crianças serão convidadas a observar detalhes escondidos nas exposições “Uma História do Brasil” e “Passados Imaginados”. O objetivo é explorar os espaços do museu e encontrar elementos curiosos relacionados à representação dos rios no cotidiano das cidades.

Curso: Territórios em Disputa

Curso on-line

Datas: 21 e 22 de outubro (segunda e terça-feira)
Horário: das 18h às 21h
Carga horária: 6h
Vagas: 500
Local: O curso será realizado em ambiente virtual, por meio do perfil do Museu do Ipiranga na plataforma YouTube.
Inscrições gratuitas: De 02/10 a 16/10 neste link. Professores e alunos devem preencher a ficha de inscrição no link informado e encaminhar a cópia do documento de vínculo institucional via e-mail: apoioacadmp@usp.br.
Informações: e-mail: apoioacadmp@usp.br, tels. (11) 2065-8075/6644

Os territórios que hoje chamamos de Brasil foram palco de disputas intensas entre exploradores, religiosos e povos indígenas. Essas lutas moldaram não apenas o espaço geográfico, mas também a identidade do país. O curso “Territórios em Disputa”, oferecido pelo Museu do Ipiranga, partirá dessas questões para aprofundar o debate sobre temas fundamentais na História e Geografia.

As aulas trarão uma abordagem crítica e detalhada sobre territórios, populações, terras indígenas, entre outros pontos. O foco será em temas como o Tratado de Tordesilhas, as Capitanias Hereditárias, a influência da Igreja na formação territorial e a liberdade indígena. O curso visa fornecer subsídios essenciais a professores que desejam enriquecer suas aulas e contribuir para o entendimento de nossa complexa história territorial.

As aulas serão remotas e transmitidas ao vivo. Para receber o certificado, os alunos deverão assinar a lista de presença em ambos os dias do curso.

Ministrantes: Jorge Pimentel Cintra e Francisco de Carvalho Dias de Andrade

Programa:

1. Introdução
2. De quem é a Terra?
3. Olhar o céu, desenhar a Terra
4. Quebrando paradigmas: os líticos e a posse da terra
5. Guerra e paz: tratados de limites
6. O novo mapa das Capitanias hereditárias
7. A presença da Igreja na formação do território
8. Colonos, jesuítas e indígenas

Curso: Narrativas históricas do Brasil - Representações e Imaginários

Curso on-line

Datas: 7 e 8 de outubro (segunda e terça-feira)
Horário: das 18h às 21h
Carga horária: 6h
Vagas: 500
Público-alvo: professores e alunos da rede pública, com ênfase na rede pública universitária. Interessados em geral.
Inscrições gratuitas: até 3/10 neste link. Professores e alunos devem preencher a ficha de inscrição no link informado e encaminhar a cópia do documento de vínculo institucional via e-mail: apoioacadmp@usp.br.
Informações: e-mail: apoioacadmp@usp.br, tels. (11) 2065-8075/6644

Pinturas, filmes, desenhos e outras representações visuais do passado frequentemente expressam a perspectiva do período em que foram criadas. Revisitar e reinterpretar essas obras de maneira crítica é fundamental para compreender aspectos ignorados ou distorcidos, além de dar visibilidade às diversas narrativas que moldaram a história do Brasil.

Neste curso, você acompanhará o processo curatorial das exposições Uma História do Brasil e Passados Imaginados, que discutem as representações visuais da história brasileira e paulista, traçando paralelos com a história da cultura e da arte. Também investigaremos como essas imagens foram apropriadas pelos livros didáticos, incentivando uma análise crítica de seu uso na educação.

As aulas serão remotas e transmitidas ao vivo. Para obter o certificado, os alunos deverão assinar a lista de presença em ambos os dias do curso.

 

Ministrantes:

Profa. Michelli Scapol Monteiro
Doutora em História da Arquitetura e do Urbanismo pela Universidade de São Paulo, atua nos campos de museologia, história cultural, história urbana, arquitetura brasileira e patrimônio cultural.

Profa. Thais Chang Waldman
Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no Museu Paulista (MP/USP) junto ao Projeto Temático FAPESP “Coletar, identificar, processar, difundir: o ciclo curatorial e a produção do conhecimento”.

Programa:

1. Museus de história, artes plásticas e representações do passado
2. A pintura de história em circuito: dos museus aos livros didáticos
3. Os contatos entre indígenas e portugueses na pintura de história
4. A cidade de São Paulo representada no Museu: pinturas e a grande maquete de gesso
5. A curadoria de “Passados Imaginados”