Acessibilidade
A acessibilidade no website de Museu do Ipiranga tem como intuito promover a utilização do portal por pessoas com deficiência, por meio da disponibilização de ferramentas que auxiliem na navegação e melhor aproveitamento das funcionalidades disponíveis.
O website do Museu do Ipiranga observou as principais recomendações de acessibilidade, principalmente as do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C (World Wide Web Consortium) e, no caso brasileiro, do e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
Na parte superior do website Museu do Ipiranga há uma barra de acessibilidade onde se encontram atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Há ainda menu com ancoras de navegação, com links diretos para conteúdo, busca, rodapé e navegação – disponíveis através da tecla tab.
Os padrões de atalhos do website do Museu do Ipiranga são:
O Museu oferece uma série de recursos e serviços para receber bem a todos os visitantes. Durante a visita, é possível utilizar o audioguia, que está disponível em versão web para todo o público do Museu, assim como os recursos de audiodescrição e Libras. Todas as áreas do edifício podem ser acessadas por rampas ou elevadores. As exposições estão equipadas com piso tátil e recursos voltados para o toque e para a exploração sensorial.