Mão de uma pessoa segurando a roda de uma cadeira de rodas.

Públicos inclusivos

O Museu do Ipiranga possui um forte compromisso de promover o acesso qualificado e a participação de diversos grupos a seus espaços e discussões. Para tanto, além de desenvolver diferentes recursos apresentados na área de acessibilidade, realiza parcerias e oferece propostas educativas voltadas para públicos de pessoas com deficiência, idosos, pessoas em situação de vulnerabilidade social, entre outros.

Desta maneira, são disponibilizados horários de visitas especialmente para esses públicos, com educadores que se dedicam particularmente a preparar propostas que considerem suas especificidades e necessidades educativas. Durante as visitas, são utilizadas abordagens baseadas na utilização de recursos multissensoriais disponíveis nos espaços expositivos ou oferecidos pela equipe do Museu, como audioguias com audiodescrição e videoguias em Libras. Além disso, são oferecidos cursos de formação voltados para profissionais de assistência social, instituições de saúde, organizações não-governamentais, entre outras, que tenham interesse em se aproximar das temáticas relacionadas ao patrimônio cultural em seus campos de atuação. As atividades são divulgadas na área de programação e em nossas redes sociais.

O Programa também contempla ações de aproximação com públicos do território do Ipiranga e bairros adjacentes, buscando criar canais de interlocução com o entorno do Museu a fim de estabelecer diálogos sobre a valorização dos patrimônios culturais do território em que está inserido.

Para mais informações, entre em contato com a equipe de educação no e-mail serveduc@usp.br.